TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espírito Desportivo

Por:   •  22/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

O Espírito Desportivo, constitui uma ideia difícil de definir. No entanto, não é difícil identificar algumas dimensões da questão: lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito pelos outros e por si próprio, igualdade de oportunidades...

Para alguns o Espírito Desportivo pode significar respeitar o adversário perante a vitória, para outros, consta em não utilizar meios desleais para alcançar a vitória. Para muitos, um jogador ou um treinador que não aceite as faltas que lhe são dadas a si ou à sua equipa, revela falta de Espírito Desportivo.

O Espírito Desportivo manifesta-se através de:

1. Respeito pelas regras

O Espírito Desportivo, inicia desde logo pelo respeito absoluto e constante das regras que regularizam as diferentes modalidades desportivas.

2. Respeito pelos árbitros e aceitação das suas decisões

O Espírito Desportivo, inclui igualmente a concordância das decisões do árbitro. E apesar do seu julgamento não ser infalível, o regulamento concede-lhe poder de dirigir a competição. Os treinadores, participantes e espetadores devem aceitar a autoridade do árbitro e manterem-se calmos perante as suas resoluções.

3. Respeito pelo adversário

Qualquer modalidade desportiva realizada num contexto de competição, implica a presença de um adversário. Torna-se essencial respeitar estas pessoas, já que a sua presença é-nos imprescindível. Só ela nos permite avaliar as nossas capacidades e saber o nosso real valor.

4. Desejo de igualdade

Para que qualquer competição desportiva tenha sentido é necessário que os adversários em confrontação tenham condições idênticas.

O desejo de igualdade chega ao ponto de o verdadeiro desportista, não pretender retirar qualquer vantagem que seja conquistada à custa de uma redução de meios do seu respetivo adversário.

5. Ser digno

Enquanto os primeiros quatro elementos do Espírito Desportivo se referem a posturas ou comportamentos face aos outros, a questão de conservar a dignidade, respeita à própria conduta dos participantes numa competição desportiva. Isto exige autocrítica constante e induz ao atleta que controle as suas próprias emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com