TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado

Tese: O Estado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  Tese  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

A leitura de textos teóricos exige capacidade de interpretação e sistematização. Para tanto, existem técnicas de leitura que são, também, técnicas de pesquisa. Nesse aspecto, o fichamento é procedimento importante na organização de dados integrantes da efetivação da pesquisa de documentos. Ele serve para arquivar e organizar as principais informações provenientes de leituras, devendo permitir um fácil acesso aos dados fundamentais para a elaboração do trabalho. A forma de registrar as informações nas fichas depende da organização de cada leitor, podendo ser utilizadas as tradicionais fichas de cartolina pautada, a folha comum de um caderno ou, mais modernamente, fazendo-se uso de um banco de dados de um computador. O importante é que as informações estejam bem organizadas, de modo a facilitar o acesso às mesmas. De acordo com diferentes autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura mínima:

a) cabeçalho: pode ser dividido em apenas dois campos: o primeiro indica o assunto; o segundo, a classificação. Exemplo:

1 O Estado 1.1 Concepções de Estado;

b) referência: no caso de um livro1, a referência deve apresentar a autoria, título da obra, local de publicação, editora e ano de publicação, como segue, no exemplo: CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.;

c) conteúdo: depende do modelo de fichamento, podendo ser: fichamento de transcrição textual, fichamento de resumo e fichamento de comentário.

Fichamento de transcrição textual: conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001a), a transcrição textual é chamada de citação direta, pois reproduz literalmente os conceitos do autor consultado. Veja exemplo:

1 O Estado

1.1 Concepções de Estado

OLIVA, A. Conhecimento e liberdade: individualismo x coletivismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

“Não há como negar que as ciências sociais suscitam problemas ontológicos especiais” (p. 62).

“O holismo radical não se limita a reivindicar a existência de todos: defende também uma ontologia hierarquizada segundo a qual o indivíduo é totalmente determinado – no que é, pensa e faz – por estruturas e processos subsistentes em coletivos ou todos” (p. 92).

Fichamento de resumo: trata-se de uma síntese, das principias idéias do autor contidas na obra. Utilizam-se as idéias do autor, escrevendo-as livremente com as próprias palavras.

1 O Estado

1.1 Concepções de Estado

OLIVA, A. Conhecimento e liberdade: individualismo x coletivismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

O autor apresenta e discute os fundamentos filosóficos de um projeto de liberalismo ético-político, tendo como núcleo a idéia de liberdade. Trata-se, portanto, de uma séria crítica ao holismo ou coletivismo e de uma defesa da liberdade do indivíduo concreto, sem absolutizar o individualismo.

Fichamento de comentário: é um fichamento descritivo, com comentários abordando a obra inteira ou parte dessa obra.

1 O Estado

1.1 Concepções de Estado

OLIVA, A. Ontologia: os descaminhos na busca da substância social. In:______. Conhecimento e liberdade: individualismo x coletivismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

p. 15-41.Defende a tese de que o holismo, historicamente, apenas tem servido como

dispositivo de legitimação para o poder exarcebado nas mãos do grupo encastelado no aparato do Estado.

Assim, o fichamento tem como objetivo permitir armazenamento de dados e/ou informações de documentos, no todo ou em parte, para posterior utilização, segundo os interesses do pesquisador.

Modelo-padrão para fichamento de textos

UMA INTRODUÇÃO À ARQUIVOLOGIA

I - Sobre o ponto de partida do autor.

II - O problema central enfrentado pelo autor.

III - Sobre a estrutura do argumento principal do autor.

IV - Sobre a resposta dada pelo autor ao problema central que apresenta

V - Sobre as possibilidades críticas quanto a argumentação do autor

5.1 - crítica interna (admite o ponto de partida, mas questiona o argumento principal e/ou a conclusão).

5.2 - crítica externa (não admite o ponto de partida, logo questiona-o e/ou por conseqüência o argumento principal e/ou a conclusão).

ROTEIRO DE FICHAMENTO

Um fichamento é um trabalho intelectual, individual, onde o aluno tem oportunidade de sistematizar suas leituras, de tal forma que tenha consigo um material de consulta permanente, ao qual ele poderá recorrer em diferentes momentos de sua vida acadêmica ou profissional. Para tanto, com base na literatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com