TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse tem dois tipos básicos: O Estresse crônico e o agudo

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

O estresse, seja ele de natureza física, psicológica ou social, é composto de um conjunto de reações fisiológicas que se exageradas em intensidade ou duração podem levar a um desequilíbrio no organismo. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas mas passageiras como a depressão na morte de um parente.

2-Desenvolvimento

O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas mas passageiras como a depressão na morte de um parente. Podemos citar alguns tipos de estresse como por exemplo: mudanças: uma certa dose de mudança é necessária. Entretanto, se as mudanças violentas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação;sobrecarga: a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, a falta de apoio e expectativas exageradas; alimentação incorreta: não é apenas importante o que comemos, mas também como comemos;fumar: o cigarro libera nicotina que, na fase de menor concentração, já provoca reações de estresse leve, depois bloqueia as reações do organismo e causa dependência psicológica; ruídos: coloca-nos sempre em alerta, provoca a irritação e a perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão; baixa autoestima: tende a se agravar o estresse nestas pessoas; medo: o medo acentua nas pessoas a preocupação sem necessidade, uma atitude pessimista em relação à vida ou lembranças de experiências desagradáveis; trânsito: os congestionamentos, os semáforos, os assaltos aos motoristas e a contaminação do ar podem desencadear o estresse; alteração do ritmo habitual do organismo: provoca irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alterações no sono; progresso: a agitação do progresso técnico é acompanhada de aumento das pressões e de sobrecarga de trabalho, aumentando os níveis de exigências, qualitativas e quantitativas.

Os sintomas do estresse podem ser desde dores de cabeça, dores musculares, insônia, taquicardia, esgotamento físico, memória fraca, isolamento, introspecção e ansiedade.

Que podem ser aliviados com tratamentos fitoterápicos como chás, de camomila, erva cidreira, melissa, maracujá e outros.

A medicina alternativa também e bastante indicado nesses casos, ela consiste em tratamentos não convencionais, ou seja, não há uso de remédios ou cirurgia. Alguns deles não são aceitos na comunidade científica ou por médicos. Apesar disto, em algumas pessoas estes tratamentos podem ter um efeito placebo. Esse efeito consiste em uma modulação psíquica do sistema imunológico.

Alguns tratamentos são indicados também como a fitoterapia é um tratamento feito com plantas; a acupuntura é uma técnica chinesa que consiste em aplicações de agulhas em locais específicos do corpo; o reike é uma técnica japonesa que consiste em reequilibrar a energia do corpo; shiatsu; quick massagem; a terapia das pedras quentes e as massagens ayurvédicas. Promovem estimulação da circulação sanguínea, aliviando as tensões musculares, as dores promovendo a sensação de bem-estar físico e mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com