TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudante - Resumo (livro)

Por:   •  23/9/2018  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

Renato Lopes Mascarenhas era um filho exemplar, que vivia em São Paulo. Seu pai, Rubens e sua mãe, Lídia eram muito ricos e prezavam pela boa educação de Renato.

Ainda quando criança Roberto, seu irmão, nasceu. Era extrema a felicidade de Renato quanto ao seu “nenezinho”, nome pelo qual chamava o recém-nascido irmão. Os dois eram carne e unha e, aos 7 anos, Renato foi matriculado na colégio Rio Negro, um dos melhores do Brasil, porém, tinha muito medo de se separar de sua família, por isso, no primeiro dia de aula, seu pequeno irmão, Roberto, agora com 5 anos, teve de fazer companhia à ele. Isso acabou se tornando permanente. Os dois eram juntos, literalmente, em tudo.

Renato era exemplar também na escola, destaque não só nos estudos, como também na educação. Enquanto uma parte de seus colegas só zoava as aulas e era desrespeitoso com o professor, ele dava uma aula de boas maneiras aos seus companheiros de classe. Uma das expressões que o marcou foi chamar os professores de “mestre”.

Renato era tão respeitoso e generoso que chegou a sair no soco com um dos colegas mais bagunceiros de sua classe, Mário, o qual estava batendo em um pobre bêbado na rua.

Chegando no ginásio, Renato conheceu um ótimo professor chamado Mariano, o qual se tornou seu amigo pessoal mesmo após a separação.

Quando pequeno, Renato viajou para a Europa e percebeu o quão disciplinado e educado era o povo no Japão, a organização dos pequenos japoneses era impressionante. Ao voltar para o Brasil, Renato sentiu um profundo orgulho de sua nação e percebeu a importância dela, viu que o Brasil deveria ser mais bem representado, o que o inspirou a escrever uma redação.

A redação feita por Renato possuía lindas palavras que mostravam seu orgulho e amor pela pátria, e como ela deveria ser representada pelos brasileiros. Isso chamou atenção até mesmo de um preso que pediu ajuda à Renato para reconciliar sua família.

Nesse meio tempo Renato estava se interessando e se apaixonando por uma menina de seu colégio, Cilene, que viria a se tornar sua namorada.

Após isso, os irmãos Lopes criaram uma instituição chamada “Eu Sou Seu Amigo”, a qual envolvia alguns ricos alunos do colégio Rio Negro e tinha o propósito de ajudar os mais necessitados.

Um dia, a caminho da escola Renato reclamou de uma forte dor de cabeça, mas disse que passaria e foi normalmente ao colégio. Chegando lá, Mário, o mesmo aluno bagunceiro que havia batido num bêbado, voltou a falar com Renato dizendo que queria se tornar seu amigo e, vendo que ele estava com problemas, lhe ofereceu um comprimido. Renato ficou estranho, não conseguia se concentrar nas provas e seu irmão percebeu isso. O comprimido de Mário era um entorpecente.

 Mais tarde, Renato se juntou à turma de Mário e começou a freqüentar festas, onde foi intoxicado por drogas injetadas nele. Sua vida mudou completamente, se tornou um mau exemplo para todos à sua volta, chegou a repetir de ano. Brigava com seus pais e com seu irmão, tudo desmoronou.

Várias vezes a família de Renato, e, até mesmo Cilene, que havia se tornado noiva dele tentou tirá-lo do mundo das drogas, mas não tinha mais volta, quando estava quase se recuperando, envolvia-se com más pessoas. Inclusive numa viagem à Europa, Renato trouxe drogas de lá, fingindo que estava bem, causando grande transtorno com seus pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com