TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercícios sobre Citação

Por:   •  13/3/2023  •  Exam  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

ARQUITETURA E URBANISMO - DAUAP

LARISSA ARANTES FERNANDES

EXERCÍCIO SOBRE CITAÇÕES





SÃO JOÃO DEL REI

2022

  1. Citação direta curta

“Os primeiros exemplares de natureza morta datam do período helenístico, mas deles só conhecemos descrições”. (SIQUEIRA, 2007, p. 43).

Citação feita de acordo com as normas ABNT, pois a frase está entre aspas e apresenta o nome o autor em letra maiúscula, o ano e a página.

  1. Citação direta longa

“Esta expressão, [...] tem subjacente uma alusão à vaidade que constitui a vida do homem sobre a terra, quando este se preocupa apenas com a riqueza, a fama, o poder e a glória que se possam alcançar em vida, vistos como objetivo final, porque tudo isso é vazio e inútil uma vez que,rapidamente, terminará devido à brevidade da vida humana”. (Idem, p. 165).

Citação feita de acordo com as normas ABNT, pois a frase está entre aspas e apresenta o termo Idem (já que o autor já foi referenciado anteriormente no texto), o ano e a página. Além disso, foi escrita na fonte tamanho 10 e apresenta um recuo maior.

  1. Citação indireta

De acordo com Ana Paula G. Witeck e Altamir Moreira houve, na primeira década do século XXI, um interesse tanto internacional como nacional em se avistar de diferentes maneiras a existência de um “retorno” da Vanitas na arte contemporânea. Este interesse foi mostrado pela realização de exposições e publicações que giravam em torno desta temática, e tentavam mostrar as ligações entre as duas expressões artísticas de épocas distintas. (2012, p. 4).

Essa citação não está de acordo com as normas ABNT, pois é uma citação longa (com mais de 3 linhas) e não apresenta um recuo maior, nem foi escrita em fonte tamanho 10. A citação corrigida fica da seguinte forma:

De acordo com Ana Paula G. Witeck e Altamir Moreira (2012, p. 4):

Houve, na primeira década do século XXI, um interesse tanto internacional como nacional em se avistar de diferentes maneiras a existência de um “retorno” da Vanitas na arte contemporânea. Este interesse foi mostrado pela realização de exposições e publicações que giravam em torno desta temática, e tentavam mostrar as ligações entre as duas expressões artísticas de épocas distintas.

  1. Citação da citação

O professor Luís Alberto Casimiro afirma que a terminologia latina vanitas, é tomada do primeiro capítulo do livro do Eclesiastes (Ecl 1, 2) onde se pode ler textualmente: Vanitas vanitatum omnia vanitas (“Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”). (2015, p. 165).

Essa citação não está de acordo com as normas ABNT, pois não apresenta o termo “apud” para explicitar o uso de uma citação de citação. Além disso falta colocar no parêntesis ao final do paragrafo as informações da obra original. A citação corrigida fica da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com