TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Transporte

Por:   •  10/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO[a]

1[b]

INTRODUÇÃO        

2

GESTÃO DE TRANSPORTES DA COCA COLA         

2.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS          

3

TRANSPORTE SUSTENTAVEL        

3.1 OTIMIZANDO ROTAS, REDUZINDO CUSTOS........................................

4

O PAPEL DO TRANSPORTE NA ESTRATÉDIA LOGÍSTICA        ,

5

PRINCIPAIS DESAFIOS DO SETOR DE TRANSPORTE        

  1.  INTRODUÇÃO[c]

Muito se fala sobre a gestão de transportes e a importância que ela tem para garantir a satisfação dos clientes, enviando os produtos certos, ao local indicado, dentro do prazo estabelecido previamente. Qualquer falha no processo pode representar atrasos e custos adicionais, além de prejudicar a imagem da empresa no mercado, caso os problemas sejam recorrentes.

A seguir, falaremos mais sobre essa área, os desafios enfrentados e oferecer dicas de como otimizar as operações e conseguir resultados aprimorados.

[pic 1]

  1. GESTÃO DE TRANSPORTES DA COCA COLA

A gestão de transportes pode ser definida, resumidamente, como o controle de toda a movimentação física de cargas do ponto de origem até o destino. Em outras palavras, trata do controle dos produtos desde o momento em que os veículos são carregados, até a efetivação da entrega para o cliente.

A gestão de transportes, quando aliada a um sistema eficaz, gera economia em inúmeros quesitos, pois controla todos os gastos que envolvem tanto o veículo quanto o transporte que é realizado por ele.

Dentro dessa área, são acompanhados processos importantes, como:

  • planejamento de rotas;
  • rastreamento de veículos;
  • gestão de documentos;
  • controle de custos;
  • acompanhamento de ocorrências (atrasos, avarias, extravios, entre outros).

[pic 2]

Na Coca Cola, o transporte é realizado com frota própria e também terceirizada, utilizando diversos tipos de movimentação e entrega, como o Transit Point, onde são utilizadas carretas de transferência para então se carregar caminhões pequenos para então fazer a distribuição pelas cidades.

Em pequenas regiões o transporte é feito exclusivamente pelo modal rodoviário, podendo variar de acordo com as disponibilidades oferecidas, são utilizados caminhões de pequeno porte composto por uma equipe de um motorista e dois auxiliares.

O processo de distribuição das cargas, consiste nas montagens que tendem a

proteger os produtos das condições climáticas, e outras ariáveis que podem

danificar o produto, que facilitem a carga e descarga, não prejudicando o andamento

do processo de distribuição das cargas.

[pic 3]

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens: Os caminhões tem seus baús projetados para proteger as mercadorias Das alterações climáticas além de facilitar a carga e a descarga pela equipe de distribuição evitando danos à coluna. São projetados para que o s pallets não corram riscos de tombamento, garantindo que o produto chegue ao seu destino sem danos.

Desvantagens: Quando existem entregas em clientes que possuem rampas ou docas não é possível a descarga ser feita por paleteiras, fazendo com que a descarga tenha que ser feita de forma manual

  1. TRANSPORTE SUSTENTAVEL

Em parceria com a USP a Coca Cola lançou um programa piloto para utilizar biodiesel nos caminhões com motores de ignição por compressão sem qualquer mudança nos mesmos.

Usando 5% de biodiesel em 140 caminhões da frota, a Coca espera que as emissões de Co2 sejam reduzidas em 430 mil toneladas por ano.

A sustentabilidade tem sido uma pauta constante em todos os setores da sociedade. Na Coca Cola, o assunto também está em evidência e deve ser considerado como uma estratégia a favor da empresa. Nesse contexto, o transporte sustentável se mostra como uma alternativa inteligente em prol do meio ambiente.

[pic 4]

  1. OTIMIZANDO ROTAS, REDUZINDO CUSTOS

A otimização das rotas está ligada ao aumento da eficiência operacional, redução de custos e diminuição de gastos com combustível  o que está alinhado à ideia de reduzir a utilização dos recursos naturais e a emissão de poluentes.

Nesse caso, vale a pena investir em um sistema de rotas, geolocalização, entre outras ferramentas que podem ajudar a elaborar os melhores percursos possíveis, considerando todas as variáveis. A otimização de rotas ajuda a evitar deslocamentos desnecessários e, consequentemente, reduz a emissão de gases poluentes.

[pic 5]

  1. O PAPEL DO TRANSPORTE NAS ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS

O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.

As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (648.3 Kb)   docx (552.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com