TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GÁS NATURAL

Por:   •  24/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

ADRÉSSI CHAVES DE FRANÇA

DIANA SOMBRA DE SÁ

FRANCERLI LIMA DE CARVALHO

ROZIANE SERRÃO DE ARAÚJO

CIGÁS (COMPANHIA DE GÁS DO AMAZONAS)

MANAUS-AM

2016

ADRÉSSI CHAVES DE FRANÇA

DIANA SOMBRA DE SÁ

FRANCERLI LIMA DE CARVALHO

ROZIANE SERRÃO DE ARAÚJO

CIGÁS (COMPANHIA DE GÁS DO AMAZONAS)

                                                                     Trabalho de aproveitamento para a disciplina de Logística do Petróleo, tendo como tema: “Cigás – Companhia de gás do Amazonas” ministrada pela Profª Neymara Silva, para obtenção de nota parcial para a N1, do quinto período do curso de Tecnologia em Petróleo e Gás. Turno: Noturno, turma TPG141N01.

MANAUS – AM

2016

Quais são as estratégias logísticas utilizadas na implantação da rede dutoviária para o escoamento de gás no Amazonas?

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) foi criada pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995 e é a concessionária pública responsável exclusiva pela distribuição do Gás Natural através de gasodutos no Estado do Amazonas, podendo atuar também em sistemas de Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL). A concessão dos serviços tem prazo de vigência de 30 anos contados a partir da data de assinatura do Contrato de Concessão que foi em (18/11/2002). Em 21 de dezembro de 2011, foi publicada a Lei Estadual nº 3.690 que altera o termo inicial do prazo da concessão da Cigás, definindo que a data final da concessão é de 31 de janeiro de 2040. A Cigás iniciou suas operações comerciais em janeiro de 2010, com o fornecimento de gás para o segmento termoelétrico. O sistema de distribuição implantado é um dos mais modernos do ramo de distribuição de gás em operação no Brasil, contendo Estações de Medição e Regulagem de Pressão (EMRP), duas estações de odorização, sistema de proteção catódica, fibra ótica em toda a extensão do gasoduto, válvulas de bloqueio e outros elementos de segurança.

A utilização do transporte dutoviário ainda é muito limitada. Destina-se principalmente ao transporte de líquidos e gases em grandes volumes e materiais que podem ficar suspensos (petróleo bruto e derivados, minérios). A movimentação via dutos é bastante lenta, sendo contrabalançada pelo fato de que o transporte opera 24 horas por dia e sete dias por semana. Os direitos de acesso, construção, requisitos para controle das estações e capacidade de bombeamento fazem com que o transporte dutoviário apresente o custo fixo mais elevado. Em contrapartida, o seu custo variável é o mais baixo, nenhum custo com mão de obra de grande importância. É portanto o segundo modal com mais baixo custo, ficando atrás apenas do modo de transporte hidroviário. Como vantagens, o transporte dutoviário se apresenta como mais confiável de todos, pois existem poucas interrupções para causar variabilidade nos tempos e os fatores meteorológicos não são significativos. Além disso, os danos e perdas de produtos são baixos, como desvantagem está à lentidão na movimentação dos produtos, o que inviabiliza seu uso para o transporte de perecíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (614.5 Kb)   docx (544 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com