TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INDIVIDUO E A ORGANIZAÇÃO

Trabalho Escolar: O INDIVIDUO E A ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 4

O INDIVIDUO E A ORGANIZAÇÃO

O movimento clássico surgiu da necessidade de se substituir o empirismo e a improvisação pelo aspecto científico e da necessidade de se conseguir melhor rendimento, em face da competição e da concorrência. Entre as organizações a administração científica teve início com os princípios proposto por Taylor, que tinha como objetivo criar uma Administração como ciência. Dentro dos elementos da administração científica de Taylor pode-se ver que todas as suas idéias estavam voltadas para a organização e seus processos produtivos. Trabalhou com os conceitos de eficiência, em que a primeira está relacionada aos custos de produção, ou seja, produzir mais com menor custo; e a segunda com a satisfação do objetivo da organização e os resultados. Tem-se a teoria de Fayol, que procurou analisar os princípios da boa administração, voltada para as tarefas dos gerentes e executivos. Para Fayol, o administrador clássico teria a função de planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC) as organizações. Também temos o movimento fordista (Henry Ford), que era voltado para a otimização dos processos produtivos, gestão da mão-de-obra, racionalizando e mecanizando o trabalho, produção em massa padronizada.

As idéias centrais do Movimento de Administração Científica é a de que o homem é um ser racional. O homem era visto como o “homem econômico”, no qual a sua única motivação era a financeira, era tido como um ser previsível, controlável e utilitarista em seus propósitos. Por isso, os críticos tinham uma visão simplificada do homem, viam a organização como um sistema fechado, não compreendiam claramente a administração como ciência, possuíam uma limitação na visão organizacional e um excesso de racionalização do trabalho. Os clássicos negligenciaram os indivíduos dentro das organizações, pois não possuíam um conhecimento humanístico.Exploravam o trabalhador como se fosse uma máquina que fizesse parte daquele processo produtivo, que consequentemente acabava refletindo diretamente no indivíduo e na sociedade e negligenciavam os indivíduos dentro das organizações por não possuir um conhecimento humanístico. Por outro lado, os estudos dos clássicos abriram caminho para que os críticos desenvolvessem novas teorias que viessem somar a ciência da Administração.

A teoria humanística iniciou na Revolução Industrial junto com as Ciências Sociais, como a Psicologia do Trabalho, a Filosofia e a sociologia contestando os princípios clássicos numa época marcada por recessões econômicas, inflação, alta taxa de desemprego e o

Podemos observar que cada um se comporta de uma maneira nas organizações. Segundo Bergamini (1990) entre as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização estão as individuais e ambientais. Nas variáveis individuais estão a infância, a adolescência e a fase adulta de cada um. Nas ambientais estão o grupo social, cultura, fatores do ambiente físico etc. As pessoas apresentam diferenças individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais. O primeiro é por cada um nascer diferente do outro e o segundo é por terem tido experiências de vida diferentes. E a personalidade do ser humano é resultante disto. Ou seja, a vida das pessoas irá depender desde como nasceram e foram criadas. Os profissionais de recursos humanos nas organizações verificam o comportamento no trabalho e tentam aumentar os comportamentos que estão contribuindo para o desempenho organizacional. Os comportamentos que não estão contribuindo são eliminados através de técnicas: treinamentos e dinâmicas de grupo. Penso que nos dias de hoje com as mudanças que aconteceram no mundo teríamos de ir mais além para estarmos julgando se um comportamento é mau ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com