TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Ambiental Césio 137

Por:   •  11/6/2019  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  1.569 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a Resolução do CONAMA 01/86, impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Exemplifique com algum acontecimento que tenha ocorrido no Brasil e possa ser considerado como um impacto ambiental e explique que impactos foram esses.

     

Em setembro de 1987 em Goiânia/GO, ocorreu um dos mais graves casos de exposição à radiação do mundo, através da contaminação pelo material radioativo Césio 137. Nessa ocasião, dois catadores de lixo encontraram um aparelho de radioterapia em um prédio abandonado de um antigo hospital. Acreditando que o aparelho lhes renderia uma boa quantia em dinheiro, levaram o objeto até a casa de um deles e, posteriormente, venderam-no para o dono de um ferro-velho. 

No ferro-velho, o equipamento foi aberto e observou-se no seu interior um pó brilhante de coloração azulada: o cloreto de césio-137. Sem saber do que se tratava e encantado pela cor do césio, o dono do ferro-velho levou-o para casa e mostrou para várias pessoas de sua família e amigos. Todas as pessoas que tiveram contato com o produto tiveram sinais de intoxicação. 

Esse acidente, que provocou a contaminação do ambiente por radiação, afetando pessoas, animais, objetos, ar e solo, é considerado o maior acidente radiológico do mundo, e infelizmente gerou muitos transtornos irreparáveis. As pessoas que tiveram contato com o material radioativo apresentaram, desde os primeiros dias, náuseas, vômitos, diarréia, tonturas e lesões do tipo queimadura na pele. Devido às características do acidente de Goiânia, as vias potenciais de exposição da população à radiação foram: inalação de material suspenso, ingestão de frutas, verduras e irradiação externa devido ao material depositado no ambiente.

Os danos ambientais são altamente danosos por não terem fronteiras e gerarem os impactos durante um longo tempo.

Pessoas morreram e muitas outras foram contaminadas, toneladas de lixos tiveram que ser descartados, lugares foram isolados e ate hoje os reflexos desse acidente é sentido.

Após o desastre, as atividades de descontaminação produziram mais de 13 mil toneladas de lixo atômico. Entre os dejetos, estão incluídos materiais de construção provenientes da demolição dos edifícios contaminados, animais, plantas, fragmentos de solo e roupas. Tal lixo radioativo encontra-se armazenado em 1.200 caixas, 2.900 tambores e 14 contêineres (revestidos com concreto e aço) em um depósito construído na cidade de Abadia de Goiás.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com