TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório de Avaliação Físico Funcional

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4
  • AS
  • Laboratório de Avaliação Físico Funcional II
  • UnidadeII
  •  Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

JNH, 70 anos, masculino, hipertenso, diabético. Apresenta tremores ao deambular não mantendo a marcha em linha reta e, aos movimentos finos. Sua marcha apresenta alterações características de lesão cerebelar,  há 8 anos.

Observe através da figura abaixo, a característica da marcha de JNH.


[pic 1]

A este padrão de marcha damos o nome de...

Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

d. 

Atáxica

  • Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

LKJM, 35 anos, feminino, chega com alteração de marcha decorrente de um acidente vascular encefálico isquêmico, que trouxe pequenas sequelas motoras, dentre elas, alterações no padrão de marcha.

O fisioterapeuta realiza avaliação da marcha e, ao analisar a cinemática, ele tem intenção de:

Resposta Selecionada:

d. 

Colher informações sobre grau de força muscular,  a amplitude de movimento da pelve, quadris, joelhos e tornozelos, nos três planos de

movimento.

  • Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

HNM, 75 anos, feminino, diabética,  apresenta distúrbios vestibulares e ora ou outra hipotensão postural.

Para testar a marcha e o risco de queda, o fisioterapeuta utiliza o teste referente à figura abaixo.


[pic 2]

Assinale a alternativa que se refere à este teste.

Resposta Selecionada:

e. 

Time Up and Go cognitivo

  • Pergunta 4

0 em 0,2 pontos

A marcha humana é o processo pelo qual o homem se move de uma posição geográfica para outra e é amplamente estudada na biomecânica (LEVEAU, 1992). Diferentes abordagens experimentais (HAMILL, 1999; HOSS, 2000; HALL, 2000) foram utilizadas para descrever e analisar os principais aspectos biomecânicos do andar humano. 20 A marcha humana tem duas formas: o caminhar (ou andar) e o correr (ENOKA, 2000). A distinção das duas situa-se na percentagem de cada ciclo em que o corpo é suportado pelo contato do pé com o solo. Sendo complexo, mas comum aos seres humanos, caminhar ou mesmo correr vem sendo objeto de estudos científicos por vários anos, tendo enfoque nas variações e padrões (PERRY, 1992). São muitas as caracterizações da marcha humana feitas pelos autores que estudam o assunto.

Na análise de marcha, o fisioterapeuta deve atentar-se a: velocidade, cadência, comprimento da passada, medida do passo, tempo de balanço e período de apoio.

Assinale a alternativa correta que traz respectivamente os valores de referência para indivíduos adultos normais.

Resposta Selecionada:

d. 

82m/min, 113 passos/min, 1,4 m, 0,75m, 60% do ciclo e 40 % do ciclo.

Unidade III

  • Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

RFGB, 45 anos, feminino, sem comorbidades há dois meses testou positivo para COVID -19. Os sintomas iniciaram com tosse, febre e dor no corpo. Foi aos pronto atendimento e na tomografia as imagens demonstram lesões em vidro fosco em menos de 25% dos pulmões, embora apresente comprometimento pulmonar, não é necessária internação, o médico assistente prescreve azitromicina, predinisolona e aerolin.

Após 3 dias os sintomas se agravam, além de todos os sintomas citados, a saturação de O² não se mantém acima de 85%, a paciente vai novamente ao pronto atendimento e, após a tomografia demonstrar lesões em vidro fosco em mais de 50% dos pulmões, o médico assistente solicita a internação.

Inicia-se oxigenoterapia, seguida de ventilação não invasiva, sem sucesso, seguindo para ventilação mecânica e com agravamento do quadro, a posição prona é iniciada.

O quadro se estabiliza e após 10 dias de intubação e melhora do quadro, decide-se pela extubação.

Paciente segue bem em VNI e após oxigenoterapia. Após 10 dias, a mesma tem alta hospitalar.

Após 3 meses de reabilitação, motora  e respiratória indica-se a espirometria, com o intuito de avaliar a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.

São parâmetros para expirometria, exceto:

Resposta Selecionada:

e. 

fluxo inspiratório forçado  (FIF25-75)

  • Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Analise a capnografia e correlacione.


[pic 3]
 

Resposta Selecionada:

b. 

A correlaciona com I, B correlaciona com III e C correlaciona com II

  • Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Os sons respiratórios foram então classificados em ruídos respiratórios do adulto sadio ou murmúrio, respiração pueril e respiração pueril do adulto. Os ruídos respiratórios anormais foram classificados em: estertor com muco ou gargolejo, estertor úmido ou crepitação, estertor sibilante seco ou assovio, estertor seco sonoro ou ronco e estertor crepitante seco com grandes bolhas ou estalidos.

Paciente LSS, 12 anos, asmático, chega para fisioterapia respiratória apresentando crise asmática, taquidispneico, com murmúrio vesicular presente mas com ruído adventício caracterísco de crise asmática.

Assinale a alternativa que faz referência ao ruído característico de crise asmática que decorre de um broncoespasmo. 

Resposta Selecionada:

e. 

 Sibilos

  • Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

OPLK, masculino 40 anos, sem histórico de doenças de base, encontra-se em unidade de internação do Hospital Menino Jesus, por quadro de queimadura, com acometimento de 30% do corpo, com maior acometimento em região torácica. Apresenta-se com curativo oclusivo em região torácica.

O fisioterapeuta deseja avaliar a mecânica ventilatória do paciente. Para esta avaliação, qual recurso ele deverá utilizar?

Assinale a alternativa correta.

Resposta Selecionada:

a. 

Ventilometria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (369 Kb)   docx (605.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com