TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermato Funcional

Artigo: Dermato Funcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 3

DERMATO FUNCIONAL - CONCEITOS

A Fisiterapia Dermato Funcional tem como objetivo a Recuperação físico – estético -funcional das alterações decorrentes dos distúbios endocrínico-metabólicos tegumentares, vasculares e de cicatrização do organismo. A Fisioterapia Dermato Funcional trata dos distúbios dermatológicos e estéticos. Atua em alterações estéticas faciais e corporais , afecções endócrino – metabólicas como obesidade e edemas gestacionais, afecções vasculares como linfedemas e úlceras venosas, alterações de cicatrização como aderência e quelóide , pré e pós operatório de cirurgia plástica.

O Fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como drenagem linfática manual, eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, RPG, cosmetologia, endermologia, galvanopuntura entre outros, capazes de tratar efetivamente diversas disfunções causadas pelas patologias clínicas e estéticas com conhecimentos relevantes de Anatomia, Fisiologia e Patologia, direcionando de forma precisa o tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos.

Nos últimos anos, a cirurgia plástica tem apresentado larga divulgação e importante aprimoramento de suas técnicas. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. Atualmente, a fisioterapia vem agregando notável importância a este segmento. Utilizando-se de seus recursos específicos, como: preparatório à intervenção cirúrgica, acelera o processo de recuperação pós-operatória e prevenção e controle de complicações comuns.

A fisioterapia Dermato funcional atua nesta área prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e facilitando o pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo e queimaduras.

A fisioterapia atua na cirurgia plástica quando o tecido (muscular, nervoso, pele, etc.) for submetido a uma cirurgia e sofrer algum tipo de lesão. Esta lesão precisa ser restaurada. Este processo de restauração recebe o nome de reparação tecidual e ocorre imediatamente após a agressão tecidual. Neste processo encontramos alterações como edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e formação de tecido cicatricial (fibrose). Estas alterações fazem parte do processo de reparo, e são tratadas com fisioterapia, uma vez que trazem disfunções para os tecidos em questão. A fisioterapia dispõe de diversos recursos para prevenção e tratamento de todas as intercorrências do processo de inflamação de reparação tecidual, possibilitando uma recuperação mais rápida e evitando períodos longos de limitações.

Os sintomas do pós-operatório podem ser reduzidos pelo atendimento da fisioterapia através da drenagem linfática manual ou mecânica. Observa-se rapidamente diminuição do edema e hematomas, com favorecimento da neoformação vascular e nervosa, além de prevenir ou minimizar a formação de cicatrizes hipertróficas ou hipotróficas, retrações e quelóides.

Se observarmos os recursos utilizados atualmente na estética, verificamos que a fisioterapia domina esses recursos tanto no aspecto teórico quanto prático. Assim, a classe começou a se interessar pelo assunto e surgiu a fisioterapia aplicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com