TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livo do Profeta

Por:   •  4/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo das NR´S

NR7- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

    A norma regulamentadora determina a implementação nas empresas do programa de controle médico de saúde ocupacional-PCMSO.

Tem por objetivo preservação as saúde dos trabalhadores, em todos os ramos de atividade. O empregador deve garantir a implantação do PCMSO e a sua eficácia.

O PCMSO deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR. Deverá indicar um medico do trabalho que vai executar o programa, podendo ser da própria empresa caso tenha ou algum contratado.

O PCMSO deve incluir obrigatoriamente a realização dos exames médicos. Sendo eles:

ADMISSIONAL- Deverá ser feito ao ingressar na empresa.

PERIÓDICO- É uma revisão com os intervalos assim definida no PCMSO.

ANUAL- Para trabalhadores que estão expostos a riscos que possa desencadear ou agravar doença ocupacional e para portadores de doenças crônicas, e dois anos para os demais trabalhadores.

DE RETORNO AO TRABALHO- Deve ser realizado antes que o trabalhador reassume suas funções.

DE MUDANÇAS DE RISCO OCUPACIONAL- Deve ser realizado antes das mudanças, adequando o controle médico aos novos riscos.

DEMISSIONAL- Deve ser feito 10 dias antes do desligamento do trabalhador, no caso da construção civil, os exames valem por 90 dias, portanto a empresa será obrigada a fazer novos exames em caso de demissão do recém-contratado.

Para cada exame clínico ocupacional realizado, o medico devera emitir o atestado de saúde ocupacional-ASO em duas vias, uma deverá ser arquivada no local de trabalho do trabalhador a disposição da fiscalização do trabalho.

Todos estes documentos referentes ao trabalhador devem ser guardados em arquivo por pelo menos 20 anos.

NR8- EDIFICAÇÕES

NR Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir a qualidade das condições de trabalho para todos que atuam nas mais diversas atividades em até um canteiro de obras.

A Norma define parâmetros que observam as condições climáticas presentes para proteção da chuva, evitando insolação excessiva ou falta de insolação.

O objetivo dessa NR é sempre precaver os trabalhadores de qualquer risco iminente, garantindo a qualidade da segurança durante o desempenho das atividades.

Alguns pontos principais para assegurar a saúde e conforto dos trabalhadores:

O Piso não deve apresentar saliências nem depressões que possa prejudicar a circulação de pessoas ou a movimentação de cargas. Caso exista alguma abertura no piso, a mesma deverá estar protegida, prevenindo possíveis quedas de pessoas e a ocorrência de acidentes.

Escadas ou Rampas devem ser seguidas todas as normas técnicas oficiais e manter o padrão de conservação, garantindo que as mesmas estejam sempre seguras e aptas ao uso. Em locais que exista riscos de escorregamento deve empregar material antiderrapante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com