TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO TECNOLOGICO

Casos: O MUNDO TECNOLOGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 QUESTÃO 01 4

2.2 QUESTÃO 02 5

2.3 QUESTÃO 03 6

2.4 QUESTÃO 04 6

2.5 QUESTÃO 05 7

2.6 QUESTÃO 06 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O acesso à internet está cada vez mais na palma das mãos e no toque dos dedos. Uma pesquisa feita pela consultoria britânica Canalys e publicada no jornal Economia e Negócios, afirma que o mercado de smartphones cresceu 63% em 2011, para 488 milhões de unidades, enquanto o de PCs teve expansão de 15%, para 415 milhões de equipamentos. De acordo com reportagem, é a primeira vez que, em um balanço anual, as vendas de smartphones superam as de computadores pessoais.

Essa tendência no aumento das vendas também é percebida no Brasil onde telefones com acesso a internet viram uma opção barata. Segundo dados da GfK Consultoria, o comércio de aparelhos móveis com acesso à internet cresceu 115% entre janeiro e novembro de 2011, na comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 3,83 milhões para 8,27 milhões de unidades. No mesmo período, o comércio de PCs teve alta mais discreta, de 32%, de 6,29 milhões para 8,33 milhões de unidades comercializadas.

Essa nova tendência de vendas de Smartphones tem despertado o interesse e tirado o sono de muitos empresários do ramo da tecnologia da informação. A Microsoft, por exemplo, líder mundial em vendas de software para computadores, não atentou-se a esta nova tendência de consumo e acabou ficando para trás, sendo superada por outras empresas.

Para se ter uma ideia, de acordo com a GfK, em 2010 foram vendidos 1,63 computador para cada smartphone; já em 2011 essa relação ficou em 1,01, ou seja, próxima a um empate. Levando em consideração os dados mostrados a Microsoft buscou inovar as suas ideias e se adequar as novas perspectivas de mercado. Para isso vem trabalhando intensamente no desenvolvimento de um software competitivo e que atraia o consumidor.

As principais estratégias utilizadas pela empresa Microsoft para se adequar ao novo mercado de consumidores serão debatidas à seguir, levado em consideração os assuntos teóricos debatidos em sala.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 01

VEJA ESTA PARTE DO TEXTO: "PARA AVANÇAR, A MICROSOFT TERÁ QUE SUPERAR ESSA CULTURA DE MANTER UM PÉ NO MUNDO ANTIGO E OUTRO NO NOVO. O MERCADO EXIGE UM COMPROMISSO MAIOR COM O QUE É NOVO", DIZ STATEN, DA FORRESTER. ENTRETANTO, COMO MAIS DA METADE DA RECEITA DA EMPRESA VEM DE CLIENTES CORPORATIVOS, EM MAIORIA RESISTENTE A MUDANÇAS RADICAIS, A MICROSOFT DEVE ENFRENTAR DIFICULDADES PARA CONVENCER CLIENTES E PARCEIROS A EMBARCAR NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO.

Primeiramente o que faltou a Microsoft foi uma percepção de mercado. Isto só é conseguido através de pesquisa. A Pesquisa de Mercado possibilitaria à empresa identificar as novas tendências. Percebe-se que as pessoas vivem correndo, o mundo atual gira em torno da velocidade e do conforto. Quanto mais coisas você usa, menos tempo terá. Vamos imaginar a situação de um administrador, por exemplo. Há poucos anos atrás para dirigir-se ao seu negócio, ele precisaria [de no mínimo na sua bolsa] do seu notebook, aparelho de celular, modem de internet 3G, dentre outras coisas.

O indivíduo que dispõe de um negócio tem pouco tempo para arrumar tantas coisas separadamente, e o que o mercado atual possibilitou a este indivíduo foi o conforto de reunir tudo em um aparelho pequeno, palpável e que não necessite de tanto espaço, o qual você pode dispô-lo em qualquer lugar, desde um metrô movimentado a uma sala espaçosa.

Esse administrador que antes precisava ter em sua sala um computador com internet, telefone, aparelha de vídeo conferência, retroprojetor, não mais necessita de tantas coisas separadas, pois o smartphones mais modernos reúnem todas essas funções, inclusive com aplicativos que dispensam a utilização de interpretes, caso haja necessidade de se comunicar em outro idioma.

O que precisa ser feito para que a Microsoft melhore a sua condição no mercado é reunir vários argumentos, com exemplos concretos envolvendo situações diárias, e apresentando principalmente números, aos seus parceiros, pois assim estes se convenceriam das novas tendências de mercado e abraçariam a ideia de um novo investimento que possibilitaria benefícios não apenas para a Microsoft, mas também para as suas empresas.

2.2 QUESTÃO 02

EM SUA OPINIÃO, PORQUE A MICROSOFT FICOU TÃO PARA TRÁS DE SEUS CONCORRENTES? O QUE FALTOU PARA A EMPRESA?

Acredita-se que a vaidade de ter se consolidado como líder mundial disparada em vendas de sistema operacional fez com que a Microsoft não se motivasse a buscar novos mercados. Vale lembrar que em termos de sistema operacional de microcomputadores, de acordo com matéria da revista VEJA lançada em fevereiro deste ano, a empresa ainda é líder mundial em vendas e dificilmente será ultrapassada por dispor de um sistema compatível com a grande maioria dos softwares. Nas novas tendências a empresa já vem buscando se reerguer no mercado investindo em novas tecnologias e a grande novidade que a empresa está preparando é o lançamento da atualização Windows Phone 8.1 que tem data prevista para junho deste ano, de acordo com site Tecmundo.

A empresa já disponibilizou uma versão de teste para desenvolvedores que afirmaram estar encantados com a nova plataforma. Além de melhorar ainda mais a performance do SO, a empresa está buscando dispor cada vez mais novos aplicativos no mercado. A grande diferença de variedades nas aplicações está cada vez mais se afunilando. O investimento rendeu um aumento das vendas na Itália, que acabou superando as vendas da plataforma iOS, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. No Brasil as vendas de iPhone também já foram superadas, de acordo com o site TecMundo. O que ainda falta à empresa é a variedade de aplicativos gratuitos que é a grande atração do mercado para usuários do sistema android [da Google].

2.3 QUESTÃO 03

VEJA ESTA PARTE DO TEXTO: "EM SENTIDO OPOSTO, OS DISPOSITIVOS MÓVEIS NÃO PARAM DE CRESCER. SEGUNDO A CONSULTORIA IDC, A VENDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com