TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO A PARTIR DO AVANÇO TECNOLÓGICO

Por:   •  28/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O resumo expandido tende a expor a evolução do mundo do trabalho a partir do avanço tecnológico, sob a luz da filósofa Hannah Arendt, sendo assim demonstrando sua ideia do labor e a condição humana e o valor do mesmo para a continuidade da espécie.

Palavras-chave: Labor. Condição humana. Trabalho. Hannah Arendt.

ABSTRACT/RESUMEN/RÉSUMÉ

The abstract tends to expose the evolution of the labor market from technological development, in the light of the philosopher Hannah Arendt, thus demonstrating their idea of labor and the human condition and the value of it for the continuity of the species.

Keywords/palabras clave/mots-clés: Labor. Human condition. Work. Hannah Arendt.

1. INTRODUÇÃO

Na obra “A Condição Humana”, Hannah Arendt nos diz que o labor é como uma atividade própria do corpo humano, as “mãos trabalham” como uma obrigação de se manter vivo na sociedade. O trabalho é a atividade que nos revela à invenção das coisas diversas do natural, mas sim de uma atividade artificial. Já o labor é a necessidade de vida comum a animais e aos homens sujeitos à ministrar o seu próprio sustento na sociedade.

Este resumo tende explanar a evolução do trabalho e do labor, tendo como apoio as considerações apresentadas na obra de Hannah Arendt.

2. METODOLOGIA

Utilizando a obra “A condição humana” da filósofa Hannah Arent, foi realizado uma pesquisa teórica relacionando o ponto de vista da pensadora com o tema atual.

3. A EVOLUÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO A PARTIR DO AVANÇO TECNOLÓGICO E VALOR SOCIAL DO LABOR HUMANO ENQUANTO MEIO DE SUBSISTÊNCIA, DIGNIDADE E CONTINUIDADE DA ESPÉCIE

Segundo Carla Tereza Martins Romar trabalho “é toda atividade desenvolvida pelo homem para prover o seu sustento e para produzir riquezas e, ao longo do tempo, diversas foram suas formas, que variaram conforme as condições históricas que vigoraram em cada época”.

Ao longo da história, o trabalho sofreu grande evolução, passando por vários períodos, chegando até a sociedade pós-industrial, que é a atual. A sociedade pós-industrial é fundamentada na tecnologia, sendo que, nos dias atuais, com as evoluções, o que é levado em conta é a criatividade dos trabalhados, visto que a mão de obra humana foi substituída pela tecnologia, precisando das pessoas apenas para pensar, e as máquinas agirem.

Muitas transformações aconteceram ao longo dos anos, substituindo cada vez mais a mão de obra braçal pela tecnologia moderna, sendo que em cada ocasião, o homem precisa se afeiçoar para sobreviver.

Em relação ao labor exposto no texto, o trabalho tem que ser de produtos duráveis, e quanto a tecnologia, este produto não pode ser durável, mas nos dias atuais temos grandes empresas que evoluem com o tempo, sendo necessário para a manutenção do avanço tecnológico.

A tecnologia utiliza-se do labor power , por mais que se forme dentro do trabalho do homo faber, fica dúbio aonde se aplica a tecnologia em analogia ao labor e trabalho, visto que um bem tecnológico, em relação a sua duração é rápido o seu desgaste, por mais que seja produzido pela inteligência do homem.

A tecnologia pode ser considerada fruto do que foi produzido pelo homo faber, pois ao longo dos anos, se tornou uma ferramenta indispensável, tanto para a produção de bens, no próprio trabalho com o surgimento de home office, e também para a evolução do pensamento do homem.

O labor e o trabalho são essenciais para a condição humana ser completa, sendo que o labor, para Hannah Arendt, é a própria condição humana em si, fazendo parte de sua existência e necessário para a realização de seu ser. O labor, assim, garante não apenas a sobrevivência do indivíduo, mas a vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com