TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Metabolismo

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Revisão de Conteúdo  Sobre Metabolismo

Em repouso via predominante aeróbio, se precisa do oxigênio.

Vo2= consumo de oxigênio

V02 máximo= consumo máximo de oxigênio (intensidade do esforço)

Consumo de oxigênio intimamente ligado a via oxidativa mitocondrial.

O ions H+ tem que se ligar ao oxigênio, agora se não tem oxigênio com quem ele vai se ligar?

Na verdade quando não se tem oxigênio suficiente nós não estamos numa condição aeróbia e sim numa condição anaeróbia. Se estamos numa condição anaeróbio estamos numa condição de alta intensidade sendo pela via glicólica anaeróbia.

Produto final da glicólise= ácido pirúvico

O indivíduo está correndo uma intensidade alta ele precisa resentetizar ATP, a via oxidativa mitocondrial não consegue suprir ai se usa a via glicólica anaeróbica. E essa via tem um custo, sendo assim o ácido pirúvico. E no decorrer da via glicolitica tem a liberação de ions H+ e eles vão se ligar ao piruvato formando assim o ácido lático. E o ácido lático acumulado vai desencadear uma acidose metabólica, reduzindo o PH.

O que predomina a via é a intensidade.

O oxigênio vem do ar, ai inspiramos (captar) o oxigênio, ai acontece a hematose pulmonar (transporte) transportado para o sangue, esse sangue rico em oxigênio vai para o coração átrio esquerdo ejeta para o ventrículo esquerdo e no ventrículo esquerdo ele será ejetado para a circulação através artérias, arteríolas e capilares. Depois o oxigênio vai para as células, nas organelas mitocôndrias. Onde ocorre a respiração celular.

Quais sistemas fisiológicos responsáveis por todo esse processo:

Sistema respiratório (captar)

Sistema cardiovascular(transporte)

Sistema muscular (utilizar)

Se em algum desses processos (captação, transporte ou utilização) estiver alterada terá um prejuízo no vo2.

O que é o consumo de oxigênio= é a capacidade de captar, transportar e utilizar o oxigeno, na via aeróbia. Oxidativa mitocondrial.

Vo2 é produto do DC junto com a diferença arterio venosa de O2.

Diferença artéria venosa de O2 diz respeito a utilização do O2

DC (variável responsável pelo transporte de oxigênio)  

A utilização do O2 é o que denominamos de diferença arterio venosa de O2.

Verificou a quantidade de O2 sangue arterial (entregue ao tecido / rico em o2) e subtraiu a quant de o2 que tinha no sangue venoso (sangue que remove co2 ao tecido/ pobre em o2).

Fatores centrais: Variáveis determinantes em todo a esse processo: fatores envolvidos ao DC um deles se ajusta cronicamente ao exercício físico. Sendo ele o VE. Pois cronicamente o coração se hipertrofia excentricamente e isso faz com que receba mais sangue e consequentemente ejeta mais sangue. E o consumo de O2 dele aumentara, e o consumo máximo de o2 aumentara também.

Aumentando a vaso dilatação, a o aumento do fluxo sanguíneo, aumento de aporte de O2 para o musculo,  aumento da hemoglobina.

Hemoglobina = molécula que transporta o O2.

Aumenta a hemoglobina eu oferto mais O2 para o tecido.

Um dos componentes que é altamente ao consumo de O2 é o VE.

 Fatores periféricos: Outros fatores sensíveis ao treinamento aeróbio, que contribuem para o consumo de O2: angiogenese, vaso dilatação, aumento do fluxo sanguíneo, aumento de concentração de hemoglobina.  

Fatores musculares: acontece que quando esse O2 chega no musculo, uma estrutura responsável pela oferta de O2 para a mitocôndria, se no sangue essa estrutura responsável pelo transporte de O2, chama –se: hemoglobina, qual é o nome da proteína responsável pelo transporte de O2 dentro do musculo: mioglobina. Proteína responsável pelo transporte dentro do músculo.

Sabemos que existe algumas enzimas, sendo elas: sintrato sintase. Proteína responsáveis pelas reações da via oxidativa mitocondrial.

Ajustes crônicos: aumento das mioglobinas, ou seja, transporte de O2 dentro do musculo ele é potencializado. Através do aumento das mioglobinas. Além disso a quant. De mitocôndrias que há no tecido muscular também é maior. Função da mitocôndria: realizar respiração celular.

Se há o aumento de mitocôndrias o consumo de O2 dele estará mais elevado. Isso se refletira no aumento do consumo máximo de O2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com