TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Startup

Por:   •  27/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

RESUMO

O objetivo do trabalho é propor um modelo de startup para solucionar um problema da região, o problema escolhido foi a educação. A escolha do tema vem de encontro com dados referente a educação no município, onde notou-se um distanciamento em relação a meta estipulada. Para auxiliar na melhoria dos índices de educação a proposta apresentada é criar um jornal preparado para crianças entre 7 e 13 anos e associá-lo a uma mídia digital para auxiliar na aprendizagem.

Palavras-chave: Startup; educação.

Sumário

1.        Introdução        5

1.1        Objetivo        6

1 1.1 Objetivo geral        6

1.1.2 Objetivos específicos        6

1.2        Justificativa        6

2.        Metodologia        7

3.        Conceito de Startup        8

3.1        Startups direcionadas a educação        9

4.        Educação em Gravataí        10

5.        Pesquisa de Interesse        12

6.        Apresentação da Solução Proposta        13

7.        Conclusão        14

8.        Referências Bibliográficas        15

  1. Introdução

A educação é o principal pilar de sustentação de uma sociedade organizada e justa, podemos citar exemplos de vários países que em algum momento no passado investiram no tema e colhem frutos até hoje. Porém, em nossa região, não nota-se o devido interesse por esse tema, o que, talvez, possa explicar os altos índices de violência praticados por jovens.

Porém não vemos nada de novo sendo feito para mudar a situação, continuamos optando pelos métodos tradicionais de ensino, mesmo com o fácil acesso as informações e a tecnologia.

Aproveitando o advento das startups, a sua capacidade de inovar e entendendo que um caminho para uma melhora na qualidade na educação, trazendo, também, a possibilidade de produzir conhecimento, é a leitura, temos como objetivo propor a criação de um produto para auxiliar na aprendizagem e associá-lo a ferramentas comumente utilizadas pelas crianças como smartphones e tablets.

Na primeira parte do trabalho será apresentado um conceito de startup e uma breve descrição de startups conhecidas que são voltadas para a educação, após vamos apresentar alguns números de exames aplicados pelo INEP[1] para avaliar a educação no município de Gravataí e apresentar a proposta de startup para solucionar o problema.

  1. OBJETIVO

1 1.1 Objetivo geral

Desenvolver um modelo de startup para produzir conhecimento em forma de notícias em caráter geral, em formatos didáticos voltados a crianças.

1.1.2 Objetivos específicos

Identificar aplicações de startups na educação.

Propor modelo de mídia para atender público entre 7 e 13 anos.

Identificar interesse dos pais no produto proposto.

  1. JUSTIFICATIVA

Constatou-se que crianças que estão no início de sua aprendizagem não possuem nenhum meio ou ferramenta atrativa que lhes traga informações e as situem dos fatos cotidianos, que utilizem uma linguagem de fácil compreensão e as auxilie a desenvolver o hábito da leitura.

  1. Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto foi realizada uma pesquisa bibliográfica por artigos e notícias referentes a startup e educação. Segundo FONSECA (2002) “a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites.”

Para auxiliar no desenvolvimento da proposta do modelo de mídia realizamos uma pesquisa quantitativa com pais de crianças, para desenvolver a pesquisa utilizamos ferramentas online e distribuímos a mesma através de redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagem instantânea. Para FONSECA (2002) ”a pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc.”

  1. Conceito de Startup

O termo startup (ou start-up) se originou entre os anos 1996 e 2001, no período conhecido como “Bolha da Internet”. O termo já era usado a várias décadas nos EUA, porém começou a ser usado por aqui com o advento da bolha-ponto-com.

Segundo o SEBRAE (2011) a definição de startup é: “uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por ser jovem e estar implantando uma ideia no mercado, outra característica das startups é possuir risco envolvido no negócio. Mas, apesar disso, são empreendimentos com baixos custos iniciais e são altamente escaláveis.”

Uma das principais diferenças de startups e empresas tradicionais está na fase inicial da empresa. Enquanto nas empresas tradicionais aconselha-se a fazer um plano de negócios minucioso, ver a viabilidade e depois colocar em execução o plano, nas startups, basicamente é definido como tentativa e erro, ou seja tem-se hipótese e o empreendedor vai a campo ver se essa hipótese tem mercado (ALBERONE; CARVALHO; KICORVE, 2012).

Em termos gerais, startup pode ser entendida como um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que pode fazer dinheiro. O termo também é comumente usado para definir o período inicial ou embrionário de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (450.1 Kb)   docx (203.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com