TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo Perfil Do RH

Monografias: O Novo Perfil Do RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade: Resenha crítica

Texto: Departamento de eficiência organizacional

Fonte: HSM Management, ano 10,v.4, nº58, pag72-74,set/out.2006

Autor: Edward Lawler III, da Marshall School

O NOVO PERFEIL DO RH

RESUMO

O RH vive hoje o seu pior e o seu melhor tempo, devido as mudanças que ocorrem em suas funções, nas ultimas décadas. O RH era um departamento que apenas lidava com as questões administrativas, hoje ele mais que isso é um parceiro de negócio, visto que, auxilia a empresa na execução de estratégia organizacional e de seus programas .

De um lado existe a conscientização da importância do RH na agregação de mais valor, e do outro, dados mostram que ela está atolado nas minucias da administração pessoal, essa divergência faz a parceria de negocio ser lenta.

Para não esta vivendo o seu pior momento, o Rh deve se concentra mais na eficiência organizacional do que torna-se um parceiro de negócio, desta forma será o seu melhor momento.

A conscientização das empresas, em que a organização e gerenciamento do capital intelectual humano é uma oportunidade de sucesso de negócio, dá ao RH a direção para desempenhar o seu papel na eficiência organizacional , através do aperfeiçoamento deste capital.

O RH deve atuar também no que diz respeito à estratégia da organização. Para que as estratégias possam dar certo deve haver um bom entrosamento entre o sistema e as pessoas, e é ai que entra o RH, não só na implementação mas também na elaboração, fazer perguntas sobre a implementação depois da estratégia ter sido desenvolvida está errado, é tarde demais. Talvez, exista ainda, a necessidade de mudanças estruturais na organização de RH para que possa influenciar a estratégia.

Se o RH não atuar forte na eficiência organizacional, desaparecerá. Muito do que o RH faz como administrador pode ser terceirizado. Há diversos exemplos em organizações intensivas em capital humano em que o RH não desempenha nenhum papel principal, o gerenciamento do capital humano e a estratégia são importantes demais para serem deixados para o RH.

Não é irrealista acreditar que o RH dê grandes contribuições para a eficiência organizacional, o que acontece de momento e a co-dependencia da gerência que ao realizar serviços de administrativos os deixa mais útil e a gerência gostam do que eles fazem porque retiram um fardo administrativo.

Mas tudo isso não passa de especulação, existem muitas pessoas capacitadas no RH para dizermos que ele se perderá , e para essas pessoas este é o melhor dos tempos.

CRÍTICA

Em relação ao que o autor diz, parte é verdade e parte pode ser um exagero. Exagero ao dizer que o setor de RH pode ser extinto, visto que, hoje há uma demanda aquecida do setor, ele está mais valorizado, antes era comum a área se reportar ao setor financeiro hoje ele tem de questionar e dar sugestões.

O autor destaca no texto a eficiência organizacional, que consiste, em um aprimoramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com