TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 2

Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança

O papel do psicólogo no processo seletivo torna-se diferenciado por ser capacitado para perceber as variáveis pessoais dos candidatos, além de sua potencialidade de adaptação para aquela empresa e funções. Através da adequada utilização de ferramentas como entrevistas, técnicas de dinâmicas de grupo e as testagens psicológicas, acredita-se que é possível obter um conhecimento adequado do candidato, auxiliando na tomada de decisão da escolha do candidato. Diante dessa realidade, fica evidente a importância do profissional buscar conhecer as necessidades de seus clientes, pois assim terá reais condições de conduzir o processo de acordo com o que lhe é esperado. Nesse caso, obviamente, isto trata-se do preenchimento das vagas com os candidatos mais adequados, aqueles que possuem as competências funcionais mais apropriadas para a organização e função.

A função da seleção é de buscar, entre os candidatos já recrutados, os que são mais apropriados para as vagas a serem preenchidas, buscando a manutenção ou aumento na eficácia da organização e do desempenho dos profissionais. Um processo seletivo mal conduzido, como foi o caso da contratação de Mirella poderá interferir na produtividade da empresa no mercado. Enquanto que, quando bem conduzido, contribui para o atingimento de metas e sucesso da organização. Diante disso, verifica-se a importância do profissional que conduz esses processos estar alinhado com os interesses e exigências da empresa naquele momento.

Nesse caso, foi exposto desde o princípio pela gerente de RH que a vaga em si era complexa e exigia um recrutamento interno cujas vantagens seriam uma motivação entre os funcionários, a empresa já conhecia os pontos fortes e fracos dos colaboradores e as chances de selecionar um candidato que é perfeito para vaga seriam maiores.

Talvez a nova contratação de Mirella tenha servido de grande desanimo e descontentamento entre os funcionários, pois muitos deviam estar esperando um aproveitamento, com isso os sonhos do crescimento profissional se tornava distante e inexistente. Acabando a interferir na produção e nos lucros da empresa.

Em contrapartida o Sr. Kinon errou em não escutar o responsável de RH, cujo tem um conhecimento maior nesses casos levando a contratação para um lado pessoal, não se importando com o que foi exposto. Não enxergou que o perfil e a inexperiência (falta de liderança) de Mirella iriam atrapalhar de fato o andamento da empresa. Não basta ser uma ótima profissional, além disso, tem que ter perfil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com