TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO

Exames: O PAPEL DO PEDAGOGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a atuação do pedagogo nos espaços educativos, entendendo seu papel e a importância do seu trabalho no espaço escolar e seus desafios. A educação é um fenômeno social e como tal só pode ser compreendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. As práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais, culturais, políticas e econômicas que caracterizam a estrutura de uma sociedade. Sendo ele o responsável em garantir que a função social da escola seja plenamente realizada, ou seja, formar o sujeito para o mundo produtivo e social. Trabalhando cada vez mais para uma educação de qualidade junto ao coletivo dos profissionais da escola, pais, alunos e comunidade.

Desenvolvimento

“O papel do pedagogo”

Num mundo onde o conhecimento a todo o momento assume novas configurações, o pedagogo é um profissional, que a cada dia vem se tornado mais necessário e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.

Digamos que hoje o pedagogo venha contribuir na organização do espaço pedagógico. Ele é um educador, que trabalha em diversas áreas educativas, que possui intenção política, e que desenvolve um trabalho para transformar um espaço de relações em um espaço ricos em trocas, produções, conquistas e construções coletivas.

Dentro da escola, o pedagogo age na transformação do aluno e equipe. É ele que faz a ligação entre os profissionais e os educandos. Cabe ao pedagogo, exercer esse papel, fazendo com que os alunos sejam preparados para serem cidadãos coerentes e saibam resolver os problemas que forem a eles destinados. A nosso ver, o pedagogo transforma as relações e situações comuns em situações de aprendizagem, detecta erros e formula estratégias para melhor aprendizado. Dentre as funções que o pedagogo dentro da escola pode exercer está ajudar na capacitação dos educadores, construção de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social, integração e comprometimento social.

Fora da escola, este profissional também exerce funções ligadas à educação, já que, o pedagogo é um especialista educacional. Pode-se perceber a presença deste profissional em diferentes âmbitos ligada a áreas humanas. A pedagogia hospitalar, que garante o direito de crianças e jovens ao acesso a educação; dentro de empresas, onde existem relações de ensino-aprendizagem e recrutamento; e como nova perspectiva, um novo ambiente de aprendizagem aparece: o ambiente virtual, onde o pedagogo como único especialista pode interferir, construir, modificar.

Com tantas possibilidades, podemos enxergar essas funções como desafio. Participar de um processo tão importante na vida de um cidadão é muito prazeroso. O pedagogo, além de vontade deve ter sensibilidade em diagnosticar em resolver problemas comuns ligadas aos ambientes educacionais. Depois de diagnosticar, ele deve buscar soluções e avaliar ações. O importante é que nunca se deve desistir de um desafio diante de derrotas e conflitos, deve-se superá-los e buscar alternativas através da troca de experiências, sabendo, é necessário motivação e percebendo a abertura que temos e a necessidade que o mercado tem demonstrado nesta a área.

O que é a pedagogia?

A sociedade contemporânea tem sido assinalada por rápidas modificações de desempenho, que se refletem claramente na área educacional. Para acompanhar essas alterações, governos e educadores se empenham numa fundamentada reconstrução sobre a concepção de educadores. Através desse contorno contemporâneo dado à educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com