TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO NA ESCOLA

Exames: O PAPEL DO PEDAGOGO NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Objetivo dessa pesquisa foi interpretar e compreender o que dizem dos pedagogos, sobre a ação desse profissional. Foram entrevistados professores, pedagogos, alunos e diretores da rede pública estadual de ensino da cidade de Guarulhos E.E. Professor José Scaramelli. Foram entrevistados, 4(quatro) pedagogos, evidenciam o seguinte perfil : todos com graduação em universidades particulares. No que se refere à formação acadêmica, 04 (quatro) entrevistados possuem formação inicial em Pedagogia, 01(um) possui formação inicial em Ciências Domésticas (com complementação em Pedagogia) e 01(um) possui formação inicial em Matemática (com complementação em Pedagogia). A mais antiga graduação foi concluída no ano de 1993 e a mais recente em 2005, todos os entrevistados são efetivos do Estado e foram aprovados no último concurso público para professor em 2003.

Ainda que algumas resistências e dificuldades de expressão tenham ocorrido no processo dessa pesquisa, acreditamos que muitos docentes têm uma idéia do papel do pedagogo, porém não conseguem visualizá -lo. Cada vez mais, evidenciamos a certeza de que é preciso que o professor e o pedagogo construa sua identidade enquanto sujeito da ação pedagógica na historicidade da escola e dos sujeitos que nela atuam, demonstrando em sua prática cotidiana, como nas palavras de Libâneo: [...] “o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação − do ato educativo, da prática educativa como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto dos processos sociais”

(LIBÂNEO, 2001)

O conceito de pedagogo, ainda segundo Libâneo, não pode reduzir-se a ação docente, pois isto incorreria num equívoco lógico conceitual, uma vez que, “a pedagogia é uma reflexão teórica baseada nas práticas educativas e sobre elas. Investiga os objetivos sóciopolíticos e os meios organizacionais e metodológicos de viabilizar os processos formativos em contextos socioculturais específicos”. (LIBÂNEO, 1999). De modo geral, os pedagogos entrevistados demonstram conhecimento de sua função, numa perspectiva ainda de especializações/habilitações. No que se refere ao enfrentamento dos desafios/ superações e mesmo avaliação do processo de trabalho, todos os entrevistados posicionam–se afirmando terem dificuldade de exercer a função, por causa, dentre outras, do desconhecimento por parte da comunidade escolar, da real função do pedagogo.

Quando questionados sobre a superação destes desafios 2 (dois) entrevistados não mencionaram se houve uma efetiva superação, o que me remete a pensar negativamente sobre a questão, 3 (três) responderam que é uma conquista e já percebem a mudança de atitude dos professores em relação ao trabalho do pedagogo. Ao se tratar do Projeto Político Pedagógico e o envolvimento com a comunidade, 02 (dois) dos entrevistados não fazem menção ao mesmo e 01 (um) apesar de não citar a importância do Projeto para a comunidade, deixa claro que sua concretização, se dará quando houver a participação efetiva de todos os profissionais da escola, o que me leva supor, que no momento, não há um compromisso por todos os agentes responsáveis.

Evidencia-se, também, que embora alguns pedagogos saibam da relevância do

Projeto Político Pedagógico, ainda, na prática cotidiana da escola, é um

01

documento para cumprimento de determinações da Secretaria, ficando “engavetado”, não havendo uma revisão séria e comprometida sobre as ações pedagógicas por ele norteadas.

Questionados sobre a compreensão que tem da função do professor e do pedagogo na escola, é perceptível que embora possuam certa clareza sobre a mesma, alguns denotam em suas palavras uma fragilidade de conhecimento sobre a própria educação escolar. É possível perceber nas falas, a fragilidade em que o professor se encontra,sentindo-se sem o apoio pedagógico necessário. Entendem a função do pedagogo com base no que vivenciam em suas escolas, ou seja, um pedagogo que “tenta” atender o professor, o aluno e a comunidade escolar, disciplinando alunos e corrigindo os diários de classe dos professores. Uma função sem reflexão e sem planejamento.

O Papel do Pedagogo na Escola

Desde o surgimento da função do especialista na escola, ao pedagogo foi designado um papel que passou por mudanças. Inicialmente, o objetivo foi o de acompanhar e controlar o trabalho do professor, para que a escola atingisse as metas estabelecidas por instâncias superiores, como a Secretaria Estadual de Educação e o Ministério da Educação, portanto, o trabalho do supervisor escolar se assemelhava ao trabalho do supervisor nas indústrias. Seu papel estava atrelado a interpretar e fazer cumprir decisões pré-estabelecidas, sem questionar sua validade ou fazer qualquer reflexão junto aos professores. Esta atitude pode ser observada ainda hoje, apesar de existir uma vasta literatura especializada que define a função do pedagogo escola como a de articulador do processo ensino aprendizagem (ALONSO, 2006).

Entre os inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo pedagogo, poucos são os que realmente condizem com a função de articulador dos processos de ensino e aprendizagem, ação imprescindível na organização do trabalho coletivo na escola. Dadas as condições de muitas escolas, este profissional acaba exercendo mais o papel de alguém que soluciona problemas de ordens diversas, muitas vezes, não relacionadas às suas atribuições. Dessa forma, acaba não encontrando espaço para articular os profissionais da escola para juntos elaborarem uma ação pedagógica mais efetiva.

Em algumas escolas na rede Pública de Ensino onde não se tem a presença do pedagogo, o professor desempenha a função desse profissional, tendo um acúmulo de funções que torna sua trabalho exaustivo e atropela todo o processo de ensino-aprendizagem, dificultando a qualidade do trabalho docente.

O pedagogo é o profissional habilitado (por lei e formação) a preparar, e avaliar currículos, programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo.

Os alunos ressaltaram na entrevista que “entendem que o pedagogo é o profissional formado em pedagogia, o qual atua em processos

02

relacionados ao ensino. E o trabalho dele é intimamente relacionado com o do professor, operacionalizando projetos pedagógicos das instituições escolares, visando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com