TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Pedagogo

Trabalho Escolar: Papel Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  7.311 Palavras (30 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 30

O PAPEL DO PEDAGOGO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA

VILA, Meire de Fátima1

SANTOS, Silvia Alves dos2

“As mudanças céleres do mundo atual requerem da escola o repensar das ações direcionadas a reconstruir o processo pedagógico diante de realidades altamente desafiadoras e complexas...” Maria do Carmo Maccariello

RESUMO O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico, situando a função específica deste profissional no contexto escolar. Partindo da problemática levantada, que aponta para a descaracterização do papel do pedagogo no interior da escola, o trabalho encaminhou-se com base no materialismo histórico, dando ênfase à abordagem qualitativa, utilizando-se de observações e entrevistas, bem como da pesquisa bibliográfica, buscando responder às questões levantadas na problemática através dos estudos literários pertinentes ao tema. A realização da pesquisa, trouxe a confirmação da problemática levantada. O profissional “pedagogo”, encontra-se fragilizado em seu papel na maioria das escolas públicas. Suas tarefas se concretizam indefinidamente deixando-se levar ao acaso, de acordo com as necessidades diárias. Este profissional tornou-se um multitarefeiro no ambiente escolar, desempenhando diferentes funções, pertinentes ou não ao cargo que ocupa. Tomando como ponto de partida, aspectos relevantes que influenciaram a prática deste profissional ao longo da história, sugere-se um estudo periódico entre os pedagogos, contrapondo a realidade escolar com as teorias que possam levá-los a rever através de uma reflexão crítica, o seu papel, e a partir daí, tomar sua posição na organização e efetivação do trabalho pedagógico, com planejamento e articulação coletiva junto aos demais segmentos da escola. Palavras-chave: Pedagogo. Escola. Trabalho Pedagógico.

ABSTRACT The study focalizes the educator's paper in the organization of the school work, tends as objective the sistematization of the pedagogic work, placing this professional's specific function in the school context. Leaving of the lifted up

1 Professora PDE. Pedagoga da rede estadual da educação básica no estado do Paraná. Atuando na Equipe Pedagógica do Colégio Estadual José Siqueira Rosas – Ensino Fundamental e Médio. Rosário do Ivaí, Paraná. 2 Professora Orientadora da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

1

problem, that it appears for the adulteration of the educator's paper inside the school, the work headed with base in the historical materialism, giving emphasis to the qualitative approach, being used of comments and interviews, as well as of the bibliographical research, looking for to answer to the lifted up subjects in the problem through the pertinent literary studies to the theme. The accomplishment of the research, brought the confirmation of the lifted up problem. The professional " educator ", meets weakened in your role in most of the public schools. Your tasks are rendered letting to take maybe to the indefinitely, in agreement with the daily needs. This professional became a hard task in the school atmosphere, carrying out different functions, pertinent or not to the position that occupies. Taking as starting point, important aspects that you/they influenced this professional's practice along the history, is suggested a periodic study among the educators, opposing the school reality with the theories that can take them to review through a critical reflection, your role, and since then, to take your position in the organization and realization of the pedagogic work, with planning and collective articulation close to the other segments of the school. Keyword: Educator. School. Pedagogic work.

Introdução

O presente estudo partiu das dificuldades encontradas pelo pedagogo na organização e na efetivação de sua prática no interior da escola. A diversidade de funções que são determinadas através das ocorrências conflituosas do cotidiano escolar, ocupam a maior parte do tempo deste profissional, que acaba secundarizando a sua função específica, em detrimento a outras de cunho pedagógico ou não. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas. A partir das considerações acima apontadas, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional. O texto divide-se em três eixos, sendo:

2

No eixo 1 - O Papel do Pedagogo e a Legislação Brasileira. Neste item, trabalharemos resgatando aspectos relevantes que influenciaram o papel do pedagogo a partir das leis de diretrizes e bases da educação nacional. Iniciaremos fazendo uma retomada à lei n.º 4.024/61, que explicita em seus artigos a formação do orientador educacional, perpassando em seguida pelas leis 5.540/68, 5.564/68, 5.692/71 e finalizando com a atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases) n.º 9.394/96. No eixo 2 - O Pedagogo na Educação Paranaense a partir da década de 1990. Aqui, faremos um breve resgate histórico do papel do pedagogo na educação paranaense, a partir dos anos de 1990. Dessa forma, procuraremos demonstrar os caminhos percorridos pelo pedagogo até os dias atuais, bem como os avanços e retrocessos da função. No eixo 3 - O Papel do Pedagogo e a Organização do Trabalho na Escola. A partir dos resultados obtidos em pesquisas, neste item discutiremos o papel do pedagogo, apresentando dificuldades vivenciadas por este profissional no interior da escola. Conseqüente a esta análise, faremos uma reflexão referente a organização do trabalho na escola, destacando o papel do pedagogo, de forma a caracterizá-lo no ambiente escolar.

1.1 O Papel do Pedagogo e a Legislação Brasileira

Ao longo da história educacional brasileira, o pedagogo apresenta- se como um profissional com características indefinidas. Com formação no curso de Pedagogia, que não apresenta uma identidade clara a respeito da atuação dos futuros profissionais, atravessa diversas mudanças, desde formação geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com