TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Pedagogo

Trabalho Escolar: Papel Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

Papel do pedagogo

Atualmente o pedagogo vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, seja no meio formal, informal, não formal, escolar ou não, ele está frequentemente garantindo o reconhecimento de sua profissão, antes voltada apenas para a educação infantil, agora destinada a vários setores da sociedade; empresarial, ambiental, social, hospitalar, ONGs, igrejas, associações, enfim diferentes setores, que formam hoje o novo cenário de atuação deste profissional, para além dos muros da escola, no qual o pedagogo pode atuar com todas as ferramentas conseguidas ao longo de sua formação, desempenho, dedicação, esperança, valores, liderança, que o fazem estar presente em todos os lugares, com olhar mais atento e humano voltado para a ação pedagógica.

O objetivo da investigação consistiu, portanto, em problematizar o papel educativo do Conselho Tutelar, delimitando as relações entre a escola e o Conselho Tutelar, mapeando, nesse percurso, o tratamento que é dado aos problemas que são vivenciados dentro do ambiente escolar.

A atuação profissional funciona com complemento da educação formal, na qual sua atuação esta engajada em direcionar ações de intervenções para o público alvo dos espaços de intervenção. Esses profissionais exercem seu trabalho pedagógico em um espaço educativo não escolar, em entidades de acolhimento, assistência as famílias que estejam em situação de risco.

A profissional é pedagoga e nos passou informações bastante interessantes sobre o abrigo que até então não conhecíamos na íntegra. Segundo Socorro o abrigo Tia Júlia foi criado em 1972, mas só foi reconhecido mesmo em 06 de fevereiro de 1975. Recebeu o nome de Casa da Tia Júlia em homenagem à Júlia Giffoni pelo reconhecimento do seu trabalho junto à assistência social. Foi somente em 1994 que passou a funcionar como abrigo atendendo às crianças e adolescentes de acordo com os preceitos legais conforme estabelece a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8069 de 13 de julho de 1990.Em 2002 o abrigo foi beneficiado em sua estrutura física através do projeto Casa da Criança, o que acabou por contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças abrigadas. Colaborando assim com a missão do abrigo que está ligada a abrigar, proteger, e educar crianças em situação de risco pessoal ou social

A pedagoga nos informou ainda que o processo de encaminhamento se dá tanto para o juizado da infância e juventude, quanto para o conselho tutelar que é um órgão de autoridade que fiscaliza escolas, abrigos e residências para ter ciência de alguma criança que esteja em situação de risco.

Com relação à educação dessas crianças, elas são apadrinhadas por empresários ou autoridades que lhes oferecem educação em escola particular, além de lhes proporcionar todo o material de que precisarão. Desse modo no abrigo apenas são reforçadas as atividades e conteúdos aprendidos na escola.No que diz respeito à equipe técnica, esta é composta de diretora, médica, dentista, cinco enfermeiras, uma assistente social, duas pedagogas, fonoaudióloga, psicóloga, economista doméstica, nutricionista, fisioterapeuta, etc. E a equipe de apoio é composta por: lavadeira, motorista, vigia, lactarista, cozinheira, auxiliar de serviços gerais, porteiro, etc.

Segundo Socorro, o setor pedagógico costuma favorecer as crianças o cuidar e o educar, promovendo valores, hábitos, atividades sócio-pedagógicas e recreativas que possam favorecer o desenvolvimento de sua autonomia. O abrigo procura também fortalecer sua autoestima e a construção de sua identidade sendo que para que isso aconteça de fato, é importante que o ambiente esteja organizado, limpo, seguro e sempre em ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com