TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia - O Papel Do Pedagogo

Dissertações: Pedagogia - O Papel Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  1.208 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Buscando atender o solicitado na orientação para o portfólio individual deste semestre do curso de pedagogia, a qual versa sobre dois termos afins, “pedagogia” e “pedagogo”, precedendo a leitura de um artigo sobre o assunto, buscar-se-á expor o ponto de vista pessoal sobre o significa ser pedagogo.

Para tal faz-se necessário também um breve perpasso sobre o termo “pedagogia”, uma vez que um pedagogo é inexistente se o mesmo não tiver claro para si a definição, áreas de atuação e principalmente buscar na essência da palavra um norte para suas atividades profissionais.

Desenvolvimento

Inicialmente faz-se necessária a definição da origem da palavra “Pedagogia”, O termo pedagogia, do grego antigo paidagogós, era inicialmente composto por paidos (“criança”) e gogía (“conduzir” ou “acompanhar”). Outrora, o conceito fazia, portanto referência ao escravo que levava os meninos à escola.

Atualmente, a pedagogia é considerada como sendo o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenômeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de caráter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação. A pedagogia recebe influências de diversas ciências, como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a filosofia, a história e a medicina, entre outras.

A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral, relacionada com questões universais e globais da investigação e da ação sobre a educação ou em pedagogias específicas, que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas. Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea.

É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a educação e a didática como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem. Como tal, pode-se dizer que a didática é apenas uma disciplina dentro da pedagogia.

A pedagogia também tem sido relacionada com a andragogia, a disciplina educativa que se encarrega de instruir e educar permanentemente o homem em qualquer período do seu desenvolvimento e em função da sua vida cultural e social.

Desta forma, apesar de ser mais comum relacionar o pedagogo ao ambiente escolar, percebe-se que esta figura tem tomado proporções variadas no campo profissional, onde o mesmo pode-se se inserir na área empresarial em diversos segmentos. No entanto nesta produção textual ater-se-á ao pedagogo no âmbito escolar, até mesmo por ser a área de atuação da autora da mesma.

Estabelecendo relação da Pedagogia como a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. Surge daí o pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tendo dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores.

Dentro das instituições educacionais, no exercício de sua função enquanto pedagogo, na figura do Supervisor Educacional, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com