TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Pedagogo

Dissertações: O Papel Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

O PAPEL DO PEDAGOGO NA ESCOLA

Num mundo onde os conhecimentos a todo o momento assumem novas configurações, o pedagogo é um profissional, que a cada dia vem se tornado mais necessário e esta é uma área que cada vez se torna mais abrangente.

O pedagogo vem contribuir na organização do espaço pedagógico. Ele é um educador, que trabalha em diversas áreas educativas, que possui intenção política, e que desenvolve um trabalho para transformar um espaço de relações em um espaço ricos em trocas, produções, conquistas e construções coletivas.

“A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula (conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe), na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Dentro da escola, o pedagogo age na transformação do aluno e equipe. É ele que faz a ligação entre os profissionais e os educandos. Cabe ao pedagogo, exercer esse papel, fazendo com que os alunos sejam preparados para serem cidadãos coerentes e saibam resolver os problemas que forem a eles destinados. O pedagogo transforma as relações e situações comuns em situações de aprendizagem, detecta erros e formula estratégias para melhor aprendizado. Dentre as funções que o pedagogo dentro da escola pode exercer está ajudar na capacitação dos educadores, construção de planejamento curricular atualizado, democrático e flexível, de um projeto político-pedagógico eficiente e eficaz que esteja inserido em seu real contexto social, integração e comprometimento social e econômico de todos os envolvidos na comunidade escolar, orientação na elaboração de um planejamento coerente, construção e análise de uma avaliação pertinente.

Fora da escola, este profissional também exerce funções liga das à educação, já que, o pedagogo é um especialista educacional. Pode-se perceber a presença deste profissional em diferentes âmbitos ligada a áreas humanas. A pedagogia hospitalar, que garante o direito de crianças e jovens ao acesso a educação; dentro de empresas, onde existem relações de ensino-aprendizagem e recrutamento; e como nova perspectiva, um novo ambiente de aprendizagem aparece: o ambiente virtual, onde o pedagogo como único especialista pode interferir, construir, modificar.

Com tantas possibilidades, podemos enxergar essas funções como desafio. Participar de um processo tão importante na vida de um cidadão é muito prazeroso. O pedagogo, além de vontade deve ter sensibilidade em diagnosticar em resolver problemas comuns ligadas aos ambientes educacionais. Depois de diagnosticar, ele deve buscar soluções e avaliar ações, e segundo Saviani:

"Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra pedagogia traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com