TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  19/2/2019  •  Monografia  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  2.349 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE RELATÓRIO

                       PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Integrantes do Grupo:

Laís Oliveira

Miriele Carvalho Paim

Ticiane Maciel

Data:  16/02/2019

Avaliação do Posto de Trabalho do Operador de Telemarketing

Introdução

Ergonomia engloba todas as condições de estresse ou falta de conforto no posto de trabalho, portanto, envolve a iluminação, o ruído, a ventilação, a temperatura dentre outros fatores do posto de trabalho. Logo quando se pensa em uma empresa de telemarketing todos esses itens quando bem trabalhados apontam um benefício de qualidade de vida físico e psicológica do trabalhador.

De uma forma geral, analisando esse posto de trabalho, mas pensando em visão macro, com vários operadores de Telemarketing trabalhando no mesmo espaço, as empresas seriam beneficiadas com a implantação de investimentos de saúde e segurança. Quais investimentos seriam esses ?

Tendo uma visão macro, as empresas de telemarketing seriam beneficiadas com a implantação de investimentos de saúde e segurança do trabalho. A empresa pode investir em mobiliário adequado conforme a NR-17, realizar análises de iluminação, ruído e temperatura, além de inserir pausas, atividades laborais, DDS, que tragam benefícios físico e psicológico ao trabalhador.

No local, a procedimentos e políticas eficazes em matéria de SST e a operadora de telemarketing, foi treinada e recebeu informações sobre esses procedimentos ?

No local de trabalho foi possível identificar procedimentos e políticas em matérias de SST, onde foi possível identificar escala de trabalho identificando as pausas dos colaboradores, além de cartazes informando atividades laborais que devem ser realizadas durante a jornada de trabalho, que indicam treinamento dos colaboradores.

Há medidas eficazes de controle dos riscos? Em sua opinião, quais são estas medidas?

Existem medidas ativas no setor para controle de riscos, como controle de pausas e atividades laborais, entretanto poderiam ser acrescentadas mais medidas para controle de riscos como um acompanhamento psicológico e sala de descanso para os colaboradores.

Há processos de acompanhamento e avaliação contínuos? Em sua opinião, quais seriam estes acompanhamentos e avaliações?

Existem na sala o acompanhamento contínuo de coordenadores que podem verificar o fluxo de pausa dos operadores, influenciar na prática de atividades laborais e trabalhar de forma positiva no desenvolvimento de suas atividades, com feedbacks e apoio psicológico ao colaborador.

Na sua opinião, observando o posto de trabalho, a eficiência e produtividade são afetadas pela falta de condições de saúde e segurança para o Operador de Telemarketing? Por quê?

A eficiência e produtividade são afetadas pela falta de condições de saúde e segurança para o operador de telemarketing, pois cobranças excessivas, um mal posicionamento, um ambiente não apropriado para o trabalho com alta umidade, iluminação falha e um alto nível de ruído causa estresse impactando no rendimento e desenvoltura do colaborador.

Você, como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, acredita que o Operador de Telemarketing possa se acidentar no trabalho?

Um operador de telemarketing pode se acidentar como qualquer outro colaborador no ambiente de trabalho, principalmente quando se pensa em risco de acidente como batida contra ou quedas por mobiliários quebrados, armazenamento inadequado.

Quais os tipos de doenças são acometidos a esses trabalhadores e que consequências o afastamento das suas funções laborais trariam para empresa?

As doenças normalmente acometidas aos trabalhadores de setor de telemarketing devido a  precariedade do serviço são  LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo), ocasionada pelo rotineiro trabalho no computador; dores constantes nas costas, devido às péssimas condições das cadeiras que, na maioria das vezes, não possuem os ajustes de altura, encosto e braços necessários e as quais o operador é obrigado a ficar sentado durante mais de 6 horas; além das doenças psicológicas, como o estresse – que ocasionalmente geram desmaios na operação, pressão alta, alergias, dores pelo corpo e de cabeça, gastrite crônica –, depressão e síndrome do pânico, normalmente ocasionados devido à pressão por produtividade e metas, que vêm acompanhados do assédio moral dos supervisores, que não se abalam em humilhar um operador na frente de toda a operação quando quer cobrar melhores resultados. 

Os custos para empresa resultantes das doenças ocupacionais são queda de produtividade, hora extra de demais funcionários, custos de contratação de novos funcionários, treinamentos etc.

Você acredita que contratar pessoal da área de saúde e segurança nestas empresas seria recomendado?

Por quê? Verifique nas NRs como se classificariam as empresas de telemarketing (grau de risco) e como seria o SESMT destas empresas. Que profissionais de saúde e segurança você recomendaria para estas empresas (mesmo que não estejam previstos na NR)?

Seria recomendado contratar profissionais de saúde para empresa pois eles poderiam acompanhar o rendimento físico e psicológico diariamente dos funcionários dando apoio sempre que necessário. O grau de risco de uma empresa de telemarketing de acordo com o CNAE 82.20-2 , seria o grau de risco II. De acordo ao quadro II da NR-4 não seria necessário a implantação do SESMT na empresa, mas poderiam ser contratados o técnico de segurança do trabalho e um enfermeiro de segurança do trabalho.

Quando falamos de monitoramento e medição queremos quantificar, certo? Como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, quais são os agentes físicos que seriam possíveis quantificar nesta atividade? Eles são importantes em sua opinião? Quais medidas de controle você implantaria se estes riscos estivessem acima dos limites aceitáveis para manter a integridade física destes trabalhadores?

Os agentes físicos importantes no setor de call center possíveis de serem quantificados são: umidade; temperatura; ruído. Para minimizar esses danos seria necessário implementar a frequência de medição de acordo com a NR 17.

Quais as novas tecnologias que poderiam ser implantadas para melhorar as condições de saúde e segurança na atividade em questão?

Existem tecnologias que podem ser implementadas para melhorar as condições dos trabalhadores no ambiente de call center, elas são:

  • Controle de quantidade de ligação por colaboradores, onde o sistema identifique a quantidade de chamadas de cada colaborador para que um não fique sobrecarregado.
  • Controle de pausa, onde após um determinado tempo o sistema do colaborador fique bloqueado e entre automaticamente em pausa.

Conclusão

É de extrema importância a implantação de melhores condições de trabalho para os colaboradores de qualquer ambiente de trabalho visando a saúde e segurança do funcionário. Essas implementações acarretam em reduções de custos  e reduções de problemas futuros para empresa.

Anexos

[pic 2]

  1. Mesas com ajuste de altura

[pic 3]

  1. Descanso de pés

[pic 4]

  1. Cadeira com ajuste de altura

[pic 5]

  1. Controle de pausas

[pic 6]

  1. Cartaz informativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (446.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com