TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  3/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

 

MODELO DE RELATÓRIO

PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Nome do relator: Lucas Estefani

Data: 02/12/2019

Operador de Telemarketing

Introdução

Torna-se obrigação do empregador avaliar a adaptação de seus funcionários no ambiente de trabalho e às condições impostas durante a jornada.

Conceito extremamente importante, já que as piores e mais comuns doenças do trabalho acontecem a partir da exposição do trabalhador aos riscos ergonômicos, tais como levantamento de cargas pesadas, trabalhos realizados apenas em pé, esforço repetitivo e monotonia, sendo este último ligado ao psicológico do empregado.

A ergonomia é um conceito estabelecido através da norma NR-17, que tem como objetivo garantir certos parâmetros para a boa condição de trabalho, partindo de uma adaptação às características físicas e psicológicas dos empregados, a fim de oferecer conforto máximo, desempenho e segurança durante o expediente de trabalho.

Aponte se as empresas de telemarketing seriam beneficiadas com a implantação de investimentos de saúde e segurança. Quais investimentos?

Alguns dos benefícios relacionados:

    Ajuda a estar dentro da lei;

    Promove a valorização profissional;

    Reduz as ausências e afastamentos;

    Previne doenças ocupacionais;

    Melhora a produtividade;

    Passa uma imagem melhor diante dos clientes.

Investimentos em programas de prevenção de estresse (poderia vir até mesmo em formato de DDS), equipamentos para melhoria ergonômica (suportes de monitores, mousepads, cadeiras e etc), ginastica laboral entre outros.

Há empenho e liderança para melhorar a SST?

O empenho e liderança para melhoria do SST vêm se tornando crescente / tendência, uma vez que se tornou regulatório / lei. As empresas passam a enxergar também os benefícios trazidos, como a organização dos processos, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

Há procedimentos e políticas eficazes em matéria de SST?

Os procedimentos e políticas relacionados à SST vêm se consolidando cada vez mais, uma vez que esses cuidados estão ganhando maior visibilidade e competitividade pelas empresas.

Há trabalhadores competentes e com formação? Em sua opinião, como cliente destas empresas e lendo a respeito, há trabalhadores competentes e com formação?

Existem trabalhadores com formação sim, porém com pouca experiência. Ainda se refere a um campo novo, em desenvolvimento e expansão, as empresas ainda não enxergam o investimento como necessidade, mas sim como um “plus”.

Há medidas eficazes de controle dos riscos? Em sua opinião, quais são estas medidas?

Sim, as Normas Regulamentadoras (NR’s) trazem toda bagagem necessária para controle dos riscos, a ergonomia abrange desde a postura do trabalhador em local de trabalho quanto à rotina dele, iluminação e organização do ambiente.

Há processos de acompanhamento e avaliação contínuos? Em sua opinião, quais seriam estes acompanhamentos e avaliações?

Um dos principais processos de acompanhamento seria o próprio PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) que visa o reconhecimento e controle dos riscos apresentados no ambiente de trabalho. A partir do PPRA poderiam surgir os controles ergonômicos, controle de luz, ruídos e afins.

Em sua opinião, como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, a eficiência e produtividade são afetadas pela falta de condições de saúde e segurança para o Operador de Telemarketing? Por quê?

Sim. Os cuidados tomados com os operadores e funcionários influenciam diretamente nas questões ligadas à motivação. Uma empresa que não se preocupa com o ambiente de trabalho e condição de seus empregados acaba por perder eficiência e produtividade instantaneamente.

Você, como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, acredita que o Operador de Telemarketing possa se acidentar no trabalho? Por quais tipos de doenças são acometidos estes trabalhadores e que consequências o afastamento das suas funções laborais trariam para empresa?

Sim. Lesões por Esforços Repetitivos, estresses, síndrome do pânico, depressão, e doenças de base emocional como alergias, gripes, dores de estômago, dores de cabeça, irritabilidade, anemias, aumento da pressão arterial.

Como principais consequências para empresa, teríamos além dos encargos financeiros, a perda de produtividade desse trabalhador e consequentemente perda de negócios.

Você acredita que contratar pessoal da área de saúde e segurança nestas empresas seria recomendado?

Sim.

Por quê? Verifique nas NRs como se classificariam as empresas de telemarketing (grau de risco) e como seria o SESMT destas empresas. Que profissionais de saúde e segurança você recomendaria para estas empresas (mesmo que não estejam previstos na NR)?

Para organizar o trabalho e riscos decorrentes das atividades dos funcionários.

CNAE 82.20-2 - Atividades de tele atendimento, grau de risco 2.

A NR não prevê implantação de SESMT, porém seria recomendada a presença de um técnico ou ergonomista.

Descreva quais seriam os investimentos em recursos físicos e de material que as empresas de telemarketing fariam para que as condições de saúde e segurança melhorassem.

Análise ergonômica completa

Ginasticas laborais

Cadeiras adequadas

Suporte de monitor

Mousepads e teclado

Suporte para pés

Rotina de trabalho intervalada

Quando falamos de monitoramento e medição queremos quantificar, certo? Como futuro Técnico de Segurança do Trabalho, quais são os agentes físicos que seriam possíveis quantificar nesta atividade? Eles são importantes em sua opinião? Quais medidas de controle você implantaria se estes riscos estivessem acima dos limites aceitáveis para manter a integridade física destes trabalhadores?

Ruído – isolamento acústico/ protetores auriculares / descansos intervalados

Vibração – medidas de engenharia em equipamentos / descansos

Temperatura – sistemas de ventilação e ou climatização de ambiente

Quais as novas tecnologias que poderiam ser implantadas para melhorar as condições de saúde e segurança na atividade em questão?

Gestão por software, assistência guiada, melhores fones que permitam a mobilidade do atendente durante a ligação, computadores auto ajustáveis, profissionais ergonomistas, entre outros.

Conclusão

A solução é uma readequação dos parâmetros de segurança, torná-los claros, colocar ao grupo de uma forma que todos entendam e que tenham suporte e caminhos para atingir os resultados esperados.

É preciso cultivar um ambiente extremamente saudável e ter líderes muito bem preparados, para acima de tudo tratar os profissionais como pessoas de carne e osso, que respeitem suas dificuldades e as ajudem a crescer e progredir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com