TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS, CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE.

Trabalho Escolar: O PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS, CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO DOCENTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  7.921 Palavras (32 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 32

1 Sumário

1 Introdução 3

2 Objetivos 4

3 O temor dos educadores com o avanço das tecnologias 5

4 Analfabetismo no Brasil 8

• Interação: 9

• Ambientes personalizados: 9

• Criação de histórias: 9

• Envolvimento dos pais: 9

5 A Formação do Professor 10

6 As Tecnologias Digitais nos tempos de hoje 16

• Da entrevista 17

7 Conclusão 22

8 Referencias 23

1 Introdução

Quando falamos a palavra “tecnologia” à primeira coisa que se vem em nossa mente são os computadores, celulares, internet, etc. Porem, a tecnologia é um conjunto de técnicas, métodos para facilitar as atividades exercidas pelo homem, como por exemplo, lápis, tesoura, etc. Logo a “tecnologia digital” trata-se de uma tecnologia baseada em circuitos eletrônicos que se fundamentam em uma lógica binária, onde todas as informações são guardadas e processadas a partir de dois valores lógicos.

Não é difícil perceber que a tecnologia digital esta envolvida em qualquer atividade do homem hoje em dia, por mais simples que seja a tarefa.

O avanço tecnológico vem crescendo a cada dia mais, e esses recursos digitais também estão sendo utilizado para a educação. A tecnologia é um instrumento valioso para que todos tenham acesso à informação, e assim qualifica o aprendizado, pois se cria novas formas de registrar o conhecimento e de fazer que o aluno tenha mais interesse pela matéria.

Mas para que haja total desfruto desse recurso, é preciso investir na formação dos docentes, em sua qualificação para ser utilizado na prática. Não apenas como um simples material de apoio, mas, sobretudo como componente essencial e estruturante. Como meio de interação, comunicação e acesso a informação.

Nas escolas públicas esse recurso não é muito utilizado, por conta da formação dos professores, e por falta de investimento.

A inovação que novas tecnologias trás para a escola deveria ser pedagógica e não tecnológica. Possuir os recursos, laboratórios com equipamentos de ponta, não define que a escola esta preparada para desenvolver a aprendizagem de seus alunos.

Para que haja uma mudança com total aproveitamento desses recursos para uso pedagógico, a direção, coordenação e principalmente os professores devem estar envolvidos, buscando a resposta de não apenas como utilizar a tecnologia na educação, mas sim, de como os alunos aprendem em uma sociedade onde a tecnologia está mais do que presente.

Para uma mudança real na prática pedagógica é necessário que não sejam modificados apenas os instrumentos. O que é mais notável no uso tecnológico nas escolas é a substituição do uso do “quadro negro” pelo professor, por um aplicativo de projeção, como o Power Point. E isso não traz nenhum uso inovador e criativo, apenas se da uma “roupagem nova” ao que estava sendo feito.

A tecnologia deve ser utilizada para propiciar a aprendizagem dos alunos e não apenas deve ser utilizada para facilitar a transmissão de conteúdos curriculares.

Portanto as escolas, principalmente as publicas, enfrentam um grande desafio, pois não basta apenas incorporar a tecnologia na escola, como também tem que mudar os métodos pedagógicos de ensino.

Escola Estadual possui alguns recursos tecnológicos que pode ser utilizado pelos professores para ministrar as aulas. Foi entrevistados 2 professores, 2 turmas de Ensino Médio, e a coordenação a respeito do uso tecnológico para melhor aprendizagem.

Através de uma ampla pesquisa biográfica, e uma pesquisa de campo pretendemos obter melhor conhecimento sobre tal desafio que a sociedade de hoje em dia apresenta, e assim compreender as dificuldades existentes para a capacitação dos professores no uso das Novas Tecnologias para ambiente de ensino-aprendizagem; seus possíveis problemas relacionados à aquisição de competências no uso do computador; e os impedimentos funcionais para a capacitação do professor no ambiente de trabalho. Logo, com isso pretendemos adquirir melhor desenvolvimento pedagógico.

2 Objetivos

As novas tecnologias podem ter um significativo impacto sobre o papel dos professores, pela reciclagem constante recebida via rede, em termos de conteúdos, métodos e uso da tecnologia, apoiando um modelo geral de ensino que encara os estudantes como participantes ativos do processo de aprendizagem e não como receptores passivos de informações ou conhecimento, incentivando-se os professores a utilizar redes e começarem a reformular suas aulas e a encorajar seus alunos a participarem de novas experiências.

Alguns pontos positivos: ao ter acesso às tecnologias da informação e sua transformação em conhecimento durante todo o período escolar, os alunos serão posteriormente agentes de mudança no setor produtivo e de serviços ao influir naturalmente no uso destas. O uso adequado destas tecnologias estimula a capacidade de desenvolver estratégias de buscas; critérios de seleção e habilidades de processamento de informação, não só a programação de atividades. Em relação à comunicação, estimula o desenvolvimento de habilidades sociais, a capacidade de comunicar efetiva e coerentemente, a qualidade da apresentação escrita das ideias, permitindo a autonomia e a criatividade. O olhar desconfiado que um número significativo de professores lança em direção ao uso das Novas Tecnologias no ambiente da sala de aula, leva a analisar a reação de qualquer individuo ao usar o computador pela primeira vez, por onde deveria começar no teclado ou mouse? O desconforto da experiência não foi suficiente para fazê-los desistir, mas colocando-se no lugar dos professores que se veem desafiados a, por exemplo, melhorar a qualidade de seu material didático, quando seus alunos entregam suas pesquisas digitadas, numa apresentação estética de qualidade inquestionável, e o professor ainda usa fotocópia de artigos e assuntos relacionados com a disciplina e ainda quando usa. É necessário, ao professor que vive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.8 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com