TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SALGUEIRO-PE

2018

[pic 6]

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO: A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente

[pic 7]

[pic 8]

RESENHA CRÍTICA

CASTRO, Patrícia Aparecida Pereira Penkal; TUKUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE. ATHENA – Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10 jan./jun. 2008.

A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente é um artigo de três autoras, bastante competentes quanto à linha pedagógica, um texto publicado pela Revista Cientifica de educação Athena, em que oferece bastante contribuição para uma visão sistemática da abordagem do planejamento no âmbito da pratica pedagógica do professor.

Um artigo bastante estruturado, trazendo tópicos e subtópicos de forma sucinta e com bastante clareza, em sequencia: Resumo; Abstract; Introdução; História do planejamento; Planejamento, plano(s), projeto(s)- compreensão necessária; Professor X Plano de aula: inimigos ou aliados?; Plano de aula: do senso comum à consciência filosófica com as etapas de elaboração do plano de aula.

 Em sua íntegra abordou uma retrospectiva sobre o planejamento, em que se faz necessário para saber a trajetória do planejar diante da humanidade, dos tempos passados até os atuais. Para embasamento do tópico as autoras contam com diversos autores, explicando da importância do planejamento na vida humana, em que se universalizou a partir do governo, após a Guerra Mundial, para questões mais complicadas e com isso motivou outras instituições com as necessidades de suprir uma nova organização do comercio que estava em progresso. Ainda que diante da educação ela não parece ter tanta importância quanto deveria ter, tudo está associado durante o regime autoritário, em que se usavam o planejamento como forma opressiva, dominante, o que causou e muitas vezes ainda causa repulsa nos professores em usá-lo.

O ponto central do texto passa a ser quando se define os tipos de planejamento e quando se mostra sua importância. Também a partir de vários autores, explicam que planejar hoje em dia já é visto bem mais diferente que antigamente, que planejar é organizar ações para melhoria do professor dentro das ações em sala de aula e que esse tema já esta sendo usado no dia a dia do professor e que vem a partir de vários outros fatores como o PNE- Plano Nacional de Educação, que atinge a politica educacional de um povo, acerca do planejamento de nível nacional, estadual e municipal; Plano de curso em que é a organização da proposta geral do professor em determinada área ou disciplina, podendo ser anual ou semestral; Plano de aula com a sistematização do que será realizado naquele dia letivo em sala de aula; Plano de ensino vindo mais complexo e ao mesmo tempo detalhado, de forma em que mostre os objetivos, conteúdos e metodologias que serão desenvolvidos de forma anual ou semestral e por fim o PPP- Plano Politico Pedagógico do professor, planejamento geral, articulação do contexto social com a atividade escolar. Todos esses fatores são individuais e ao mesmo tempo se completam, porém, cada qual com sua especificidade no campo escolar em que o professor deve entender cada um deles para desenvolvê-los de forma prática e eficaz no campo escolar, principalmente no trabalho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com