TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua pratica docente

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE I – Resenha Critica.

A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua pratica docente.

   O ato de planejar acompanha o homem desde o inicio da evolução humana tendo por ideia melhoras a não só a sua vida, mas a de todos em volta, então porque profissionais e professores resistem ao planejamento? Para entendermos, trago aqui uma breve explanação do surgimento do planejamento em todos os setores da sociedade findando-se ao aspecto elaboração de planos de aula.

   O homem sempre planejou: uma armadilha em lugar melhor para caça, melhor utilização de suas armas e uma guerra ou em sua defesa. Com a revolução comunista na união soviética que também foi planejada como um modelo perfeito de interação social oque forçou o mundo capitalista ao planejamento para a contra partida a essa revolução.  Partindo dos governos e levando toda sociedade a essa necessidade de planejamento que exigia uma organização, universalizando o planejamento. Não sendo diferente na educação, estabelecendo regras para a melhor produção educacional, sintetizando os domínios do capitalismo monopolista do estado. No Brasil entre os anos de regime autoritário onde tecnocratas a tudo decidiam, criou-se uma resistência em muitos educadores quanto à elaboração de planos, motivou-se isso devido os planos serem supervisionados pelo estado (censura). Saindo da teoria do planejamento para adapta-la a educação onde já havia resistência.

   Hoje o planejar é uma necessidade tanto capitalista como social, para facilitar o trabalho do professor e do aluno. Dentre as ideias destacasse todo o processo educacional com suas metas, o plano nacional de educação, os planos de cursos, os planos de aula, os planos de ensino e os projetos políticos pedagógicos, como um processo de reflexão e decisões sobre a sua organização como uma garantia de resultados. Todas as ações educativas devem ter como objetivo a construção de uma sociedade consciente de seus direitos e obrigações individuais ou coletivas. Por outro lado a improvisação pedagógica das aulas prejudica aprendizagem dos alunos e o trabalho escolar como um todo mesmo com professores experientes e com pensamentos que desconhecem a função do planejamento e sua importância. O ato de planejar não pode priorizar nem um lado técnico ou politico social, sendo ambos importantes, por outro lado não pode ser visto com regulador ou limitador das ações humanas e sim como um orientador na sua autonomia.

   O Professor a principio deve ensinar conteúdos e formar alunos atuantes na sociedade mostrando a importância do que esta sendo ensinado, interagindo ensino e aprendizagem, sendo porem o professor responsável pelo plano de aula. Este planejamento deve ser escrito e mental não precisando ser minucioso, mas bem estruturado. O planejamento deve ter objetivos de indicar do que o aluno devera ser capaz com conteúdo em linguagem escolar para facilitar apropriação pelos estudantes utilizando se metodologias que facilitem esta aprendizagem. Não existindo um único modelo de planejamento e sim vários esquemas e modelos, nem existe um modelo melhor que o outro, mas aquele que melhor atenda a necessidade da turma de docentes.

   Acredito em uma educação onde o professor é norteador do conhecimento, e não basta apenas ensinar com planejamentos engessados, ou copias de metodologias já utilizadas que nunca nem foram atualizadas, o professor deve se atentar ao ato refletivo do aluno, fazer com que o aluno pense “fora da caixa”, desertar o interesse e a curiosidade no seu aluno, e não ensinar o seus alunos decorarem historias ou teorias, técnicas e etc. ou então apenas aprenderem a pensar só no que já está feito. Concordo quando se diz que o planejamento deve se atentar ao lado politico social, afinal estamos formando cidadãos, estes que prosseguirão nosso legado na busca pelo conhecimento, e transformação intelectual de nossa sociedade, um bom planejamento de aula impulsiona a evolução, já o mau planejamento desacelera os passos do galgar do conhecimento. O professor se tonar grandemente responsável pela sociedade que se constrói.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com