TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  7.449 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica sobre o Texto: “A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE”.

O texto tem como autoras: Patrícia Aparecida Pereira Penkal de Castro, Cristiane Costa Tucunduva e Elaine Mandelli Arns, professoras graduadas e entendedoras da importância do assunto explicado neste texto publicado pela revista científica de educação ATHENA.

O informativo fala sobre a importância de fazer o planejamento antecipadamente, pois, segundo ele, com o planejamento antecipado, o professor terá bons resultados e para explanar isso, ele faz um breve resumo da história do planejamento na sociedade e posteriormente diferencia as diversas tipologias utilizadas no cotidiano escolar, fala sobre os conceitos do planejamento e explica cada etapa de elaboração.

Em tópicos foi feita a divisão do texto e esses tópicos têm suas subdivisões que o organiza para melhor compreensão do leitor. É um texto curto, mas de grande eficiência e de valor educativo considerável, deixando assim o leitor bem informado e entendido do assunto.

O Primeiro assunto a ser abordado no texto é a “Historia do Planejamento”, onde as autoras falam um pouco sobre a História do Planejamento e de sua importância dos tempos passados até os atuais. Elas nos mostram muitas citações de texto de grandes autores, explicando sobre a dificuldade dos planejamentos das escolas nos tempos dos regimes autoritários, onde os professores eram bastante reprimidos ao fazerem seus planejamentos que eram “supervisionados ou elaborados por técnicos que delimitavam o que professor deveria ensinar, priorizando as necessidades do regime político”, crê-se assim que nessa época, ensinar era uma tarefa bastante difícil, pois a medida que o medo predominava na sala de aula, os professores reprimiam as suas opiniões e só ensinavam aquilo no qual o governo permitia.

No próximo capítulo vemos: “PLANEJAMENTO, PLANO(S), PROJETO(S) – COMPREENSÃO NECESSÁRIA”, as autoras ainda continuam no pretexto histórico fazendo uma citação do autor “Gandin, 2008, p.05”,onde fica claro que planejar é primordial para o nosso cotidiano, e que no decorrer das décadas este ato foi se intensificando e facilitando qualquer projeto que alguém cogite iniciar. Ainda neste contexto, as autoras fazem citações de outras fontes, sobre: Planejamento, Plano Nacional de Educação, Plano de Curso, Plano de Aula, Plano de Ensino e Projeto Político Pedagógico. No qual evidenciam a importância de um planejamento correto para um educador por lidar diretamente com uma prática de ensino-aprendizagem.

Em seguida, aborda o tema “ PROFESSOR X PLANO DE AULA: INIMIGOS OU ALIADOS?” as autoras continuam explanando a importância do planejamento, e fazendo críticas aos professores que não o efetuam, chegando a chamá-los de “negligentes”. Nesta parte do texto elas também citam alguns trechos de professores como Moretto que diz “Há, ainda, quem pense que sua experiência como professor seja suficiente para ministrar suas aulas com competência.” afirmando que o objetivo destes é apenas ministrar conteúdos programados não importando a sua qualidade. No termino deste assunto, eles ainda deixam uma dica para os professores que vão ou já fazem planejamentos “O ato de planejar não pode priorizar o lado técnico em detrimento do lado político-social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com