TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ARTROARTROSE

Por:   •  25/6/2021  •  Resenha  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

1.INTRODUÇÃO

“A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobre tudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo as cadeiras, os joelhos ou os pés", destaca a Dra. Diana Dubinsky, (2012), médica Reumatologista do Centro Antirreumático do Hospital de Clínicas, de Buenos Aires.Uma das articulações frequentemente afetadas é o joelho, pois este é a articulação que esta sujeita a grandes esforços e uma excessiva carga de peso. Muito se vê pessoas referindo-se ha casos significativo de dor no joelho.

Esta patologia degenerativa quando acometido no joelho é referida como fator de risco para queda, principalmente em indivíduos com idade já avançada, ou seja, os idosos, lembrando que esta doença piora progressivamente com o tempo.

É interessante destacar que como já mencionamos anteriormente a artrose é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, porém o tratamento pode aliviar e retardar o avanço da doença.

Esta doença é muito conhecida por causar intensas dores e pela limitação na capacidade de realizar diversos tipos de atividades corriqueiras do nosso dia a dia como, por exemplo: andar, subir escadas, abaixar dentre outras atividades.

Assim este trabalho tem como objetivo analisar como é feito o acompanhamento com pessoas que tem artrose em Barreiras-Ba, e esta questão maior será trabalhada a partir dos seguintes objetivos específicos:

Investigar como é feito o tratamento das pessoas com artrose no município de Barreiras, relatar as principais evidências associadas ao uso do exercício físico na melhora dos sintomas decorrentes da artrose em indivíduos no município de Barreiras, analisar quais os métodos mais eficazes no tratamento fisioterapêutico da Osteoartrose das pessoas acometidas por essa doença no munícipio de Barreiras

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

  • Analisar Como é feito o acompanhamento com pessoas que tem artrose em Barreiras-Ba.

2.2 Objetivos Específicos:

  • Investigar como é feito o tratamento das pessoas com artrose no município de Barreiras.
  • Relatar as principais evidências associadas ao uso do exercício físico na melhora dos sintomas decorrentes da artrose em indivíduos no município de Barreiras.
  • Analisar quais os métodos mais eficazes no tratamento fisioterapêutico da Osteoartrose das pessoas acometidas por essa doença no munícipio de Barreiras.

3. JUSTIFICATIVA

A osteoartrose (OA) é uma doença reumática degenerativa que atinge as articulações sinoviais e caracteriza-se por apresentar alterações na cartilagem articular, dando origem a zonas de fibrilação e fissuração. Também são observadas microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral e formação de osteófitos nas bordas articulares. (ROIMISHER; 1980)

Segundo o Dr. Antônio Carlos Novaes (2018), (Reumatologista), dentre todas as patologias que acometem os indivíduos a partir da 4ª década da vida, sem dúvidas, é a osteoartrose a mais comum delas, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta. É ela tão antiga como a própria história da Humanidade, acometendo indistintamente todos os vertebrados. Estudos realizados em fósseis de dinossauros demonstraram que esta alteração articular já encontrava-se presente na era pré histórica.

Estudos reconheceram a osteoartrose em todos os ancestrais do homem ela era também reconhecida, curiosamente afetando punhos e cotovelos em tempos onde a caça era sinônimo de sobrevivência. Interessante também o fato de que afetava mulheres e homens nas mesmas proporções da atualidade, porém em idades mais precoces, como a partir dos 30 anos de idade (TREVISANI, 2009).

É interessante destacar que até algumas décadas atrás o tratamento da doença era limitado ao uso de analgésicos simples, anti-inflamatórios, medidas físicas, infiltrações com corticoides e, nos casos refratários, tratamento cirúrgico.

Neste sentido vale ressaltar que dos diversos tipos diferentes de doenças articulares, a artrose ou osteoartrose (OA) é a mais frequente e causa importante dos diferentes graus de incapacidade nos seres humanos.

Desse modo a fim de entender melhor as causas, sintomas e tratamento desta patologia, e analisar como é feito o acompanhamento com pessoas que tem artrose em Barreiras-Ba, é que o estudo mais aprofundado a respeito do tema foi realizado.

4.REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 CONCEITUANDO ARTROSE ARTROSE FATORES DE RISCO, (POSSÍVEIS ORIGENS DA ARTRESE).

A artrose é uma doença que ataca milhares de pessoas no mundo promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

Os autores Stevens e Lowe, (1998) descrevem a osteoartrose como:

A alteração inicial na Osteoartrose é a destruição da cartilagem articular que se rompe, sofre erosão e leva a um estreitamento do espaço articular. Há espessamento e inflamação da cápsula e da sinóvia. Com o tempo ocorre espessamento do osso subarticular, decorrente da fricção constante das duas superfícies ósseas, levando a uma superfície óssea altamente polida. Pequenos cistos desenvolvem-se no osso abaixo da superfície articular normal. Ao redor da periferia da articulação, por crescimento ósseo irregular, formam-se os osteofítos.  Alterações inflamatórias também são frequentemente encontradas. A atrofia muscular é consequência do desuso decorrente da imobilidade da articulação afetada. (p 477)

.

A cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Seu comprometimento pode gerar dor, inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.

4.2 Causas

De acordo os estudos realizados percebe-se que a artrose pode ser dividida entre primária e secundária. Assim a primeira ocorre na maioria dos casos devido ao uso excessivo da articulação, no entanto esta também pode ocorrer por meio do envelhecimento natural do indivíduo, em que o uso e o esforço repetitivo das juntas ao longo dos anos causam lesões à cartilagem, e essas por sua vez causará dor e inchaço.

Com o passar dos anos, o liquido que existe entre as articulações, chamado de líquido sinovial, pode se danificar, assim como a cartilagem que recobre esse líquido, chamada de membrana sinovial. Em casos mais avançados da doença, esta pode levar o indivíduo a perder totalmente a cartilagem que recobre as articulações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com