TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO COM O TEMA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

O projeto com o tema preservação do meio ambiente: manejo consciente do lixo e da água foi desenvolvido na Escola Municipal Raimunda de Nazaré Janssen e a Escola Municipal Antônio Rafael Martins dos Santos, tendo como objetivo fazer uma reflexão que possa provocar mudanças atitudinais em nossos alunos quanto à problemática do lixo e da água, desde atitudes simples de armazenamento do lixo doméstico, a coleta seletiva, a fiscalização de lixões abertos, como a exigir de nossas autoridades ações mais energéticas nesse sentido.

O projeto foi realizado com 161 alunos do 6° ao 9° ano através de palestras, dinâmicas, oficinas, folhetos, painéis, questionários, disponibilizando informações sobre como fazer uma correta separação do lixo, tendo em vista a sua eficaz valorização. Essa informação terá obrigatoriamente de passar pela motivação dos indivíduos, pela explicação da importância e dos benefícios a curto, médio e longo prazo, resultantes do seu envolvimento e empenhamento na separação seletiva dos resíduos que produzem. Se reunirem para assistir à palestra sobre “Ambiente, reaproveitamento de materiais e separação seletiva de lixo”. Ressaltando a importância da preservação do meio ambiente não só no cotidiano escolar, mas, também no familiar e pessoal de cada indivíduo.

Esse projeto foi desenvolvido junto com a equipe pedagógica e alunos acreditando que tal conhecimento sendo socializado na sala de aula traria efeito positivo na escola e na comunidade, pois assim contribuirá para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

O envolvimento do aluno no processo de conscientização é fundamental. Por isso a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido, funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. O nosso projeto teve esse intuito, que foi propiciar a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que pode intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano com a natureza.

Inserir a educação ambiental Ambiental às atividades escolares rotineiras nada mais é do que tomar como foco principal de toda e qualquer atividade, a questão ambiental que esteja inserida no contexto do conteúdo que está sendo desenvolvido. Todos nós somos (ou deveríamos ser) Educadores Ambientais, só nos falta à prática. Esta prática vai adquirir na medida em que tivermos coragem de ousar. Aquilo que não sabíamos, aprendemos junto com os alunos, pois o nosso direcionamento é a curiosidade deles. Apontamos as temáticas para despertar o interesse nos assuntos. O nosso desafio maior é desafiarmos nossos alunos. São eles que nos levarão às práticas seguras. Basta seguirmos na mesma direção despertando sempre o desejo do aprender através de uma aprendizagem real e significativa. Entao este projeto veio despertar para a comunidade escolar, que junto com os alunos vieram despertar um olhar critico a este assunto Tão tematizado, mais ao mesmo tempo pouco trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com