TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Campus São Carlos

TÉCNICO EM QUALIDADE

Sistemas de Produção SPQG1

PROJETO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO

Empresa: AMBEV Bebidas

Aluna: Mariane Figueiredo Prado       SC3018539

São Carlos – SP

2021


1.        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E PRODUTO/SERVIÇO

Uma breve descrição da empresa: qual o seu porte, segmento, quantidade de funcionários

Breve descrição da empresa enfatizando, por exemplo, seu porte (tamanho), segmento, quantidade de funcionários etc. Esclarecer qual a classificação da produção quanto a função (manufatura, serviço, transporte, extração ou cultivo).

A Ambev é uma empresa brasileira sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente com aproximadamente 51 mil funcionários. No total, ela opera em 16 países das Américas (Antigua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Saint Vincent e Uruguai). É uma empresa dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. É a 14ª maior empresa do país em receita líquida e controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja.

2.        COMPONENTES DO SISTEMA

Os componentes do seu sistema: quais são as entradas, como é o processamento  (descrição   sucinta das etapas de produção),  as saídas (o que ela produz) e retroalimentação  ou feedback, se houver.

Este item deve conter, pelo menos:

•        Entradas: recursos transformadores, onde são adquiridos, quem são os principais fornecedores/fabricantes (citar ao menos 2) As entradas podemos falar que são adquiridas por meio de fornecedores de milho, farelo de soja e sorgo, como produtores rurais, fazendas de grande porte, e assim por diante.

•        Processo: descrição sucinta das etapas de produção do bem ou da prestação de serviços. Primeiramente se recebe a matéria-prima, e assim que são separados, são pesados e feito a dosagem, depois disso é feito a moagem de milho junto com matérias primas em um moinho de martelos, depois passa para a mistura, como o próprio nome já diz, se misturam os itens e começam a produzir, mas além disso passa pela peletização que é onde a ração fica quadradinha igual aquelas que compram em agropecuária para alimentar aves, ali já está quase pronta. Passando da peletização chega ao resfriamento, onde está quase no final do processo. É armazenada em silos e assim podem transportar para a venda.

•        Saídas: produtos e/ou serviços, a quem são destinados (principais clientes – ao menos 2) Os principais clientes são agricultores, donos de fazendas, agropecuárias e especialmente para granjeiros que tem como seu trabalho aumentar o crescimento de aves como os frangos.

•        Retroalimentação ou feedback (se houver): informações e produtos em fim de ciclo de vida (usados) que retornam a empresa. Isso é raro acontecer, eu pelo menos nunca ouvi falar de algum produto (ração) voltar para a empresa por ter acontecido algo.

3.        CLASSIFICAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO QUANTO AO TIPO DE PROCESSO

A classificação desse Sistema quanto ao tipo de processo (contínua / intermitente / por   projeto): observe o volume, a variedade, o ciclo de vida dos produtos,  a  dedicação dos    recursos etc.

Esclarecer o sistema de produção utilizado segundo o tipo de processo com justificativa (utilizar variáveis como: volume, variedade, tempo de operação, grau de padronização do produto, ciclo de vida, flexibilidade e dedicação dos recursos) Podemos falar que é uma produção contínua pois a fábrica opera 24 horas, porque é de seguimento alimentício, então o volume dela por não parar de produzir, é um volume grande de produção podendo chegar a 55 toneladas por hora.

4.        ARRANJO FÍSICO

O tipo de layout adotado pela empresa (Posicional ou fixo / Funcional / Celular / em Linha / Misto). Se possível avalie se o tipo de layout está adequado para ela

Este item deve conter, pelo menos:

•        Identificação do tipo, ou combinação dos tipos de layout adotado pela empresa: O tipo de layout que se adota aqui podemos dizer que é Layout Celular, pois existe cada setor para fazer uma coisa, um separa as matérias-primas e outro setor coloca as matérias-primas no maquinário para começar a produzir, fazendo assim a produção em massa e sem interrupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com