TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Do Profissional Contabil Na Atual Conjectura

Ensaios: O Perfil Do Profissional Contabil Na Atual Conjectura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX

COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSÉ MARIO DOS SANTOS JUNIOR

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CONTEMPORANEIDADE.

Barreiras-BA

Julho 2012

JOSÉ MARIO DOS SANTOS JUNIOR

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA CONTEMPORANEIDADE.

Trabalho apresentado ao professor Nelson Junior, da disciplina Leitura e Prática de Produção Textual, para fins de avaliação no 3° semestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis vespertino da Universidade Estadual da Bahia.

Barreiras-BA

Julho 2012

RESUMO

Trata-se de um estudo sobre o Perfil do profissional de contabilidade na atual contemporaneidade, com utilização de livros como Ética Geral e Profissional em Contabilidade, Gestão de empresas contábeis e Teoria da contabilidade, abordando o perfil do profissional Contabilista nesse contexto, com uso de comentários baseado nas obras.

Conforme Sandra Figueiredo e Pedro Ernesto, o profissional contabilista tem uma vasta área de atuação, podendo este profissional atuar em diferentes ramos da esfera contábil, daí ser imprescindível ao citado profissional habilidades básicas para apresentar as informações necessárias a cada ramo ou área de interesse dos negócios. Este profissional tem como principal função executar seus conhecimentos gerais de forma que venha a facilitar o desenvolvimento da entidade.

Além de ser uma ótima opção profissional, exige daquele que opta por este segmento uma constante atualização dos seus conhecimentos, visto que a cada dia o mercado de trabalho se torna mais exigente e mais competitivo, fazendo com que os profissionais tenham uma característica própria de empreendedorismo e liderança.

O profissional de contabilidade, além dos conhecimentos técnicos necessários ao desempenho da atividade, deve conhecer o ambiente interno e externo das organizações, e suas relações de comportamento humano, social e econômico devem ser conscientes e responsáveis. (FIGUEIREDO; FABRI, 2000 P.24).

Diante da competitividade, da globalização das organizações, da velocidade com que a tecnologia tem aperfeiçoado a área de atuação deste profissional, o mercado tem se tornado muito seletivo, exigindo cada vez mais que o contabilista contemporâneo se atualize, busque informações novas, tenha sempre na ponta da língua as respostas para ajudar seu cliente a superar a concorrência.

Na atual conjectura do mercado de trabalho para o profissional contabilista, é importante frisar que para se sobressair ele tem que ser moderno, ágil, possuir domínio da linguagem dos negócios, pois é responsável por informações fundamentais ao processo decisório das organizações.

Toda organização espera que o profissional tenha visão futurística, ética, capacidade para se adaptar a novas situações, com perspectivas de criação em meio a crescente concorrência globalizada.

Segundo a Fundação Instituto de pesquisas contábeis, Atuariais e Financeiras, USP, as pessoas estão sempre em busca de informações, e por este motivo os profissionais na área da contabilidade são detentores de informações que são de grande importância para as tomadas de decisões por parte das organizações, pois através dos instrumentos utilizados pela contabilidade, como por exemplo, o Balanço Patrimonial que tem por finalidade mostrar como anda a saúde da empresa em determinado período, normalmente no final do ano, através deste e outros métodos o contador pode analisar e identificar possíveis problemas ocorridos na corporação.

No mundo dos negócios, um bem apontado na atualidade como de grande relevância é a informação. De maneira genérica, pode ser afirmado, que todas as decisões tomadas envolvendo as atividades de uma empresa, qualquer que seja o nível dessa decisão, tem por base algum tipo de informação. Nesse contexto, o profissional de contabilidade tem papel importante (LISBOA, 2009 P.79).

Para alcançar a qualidade ideal exigida pelas organizações, o profissional de contabilidade tem que estar buscando sempre inovações e aperfeiçoando seus conhecimentos, por meios de cursos e pós-graduação, está procurando sempre as atualizações em sua área.

As pessoas querem informações, e esperam encontrar de maneira confiável e de forma que possam entender. O profissional de contabilidade na atualidade, tem que estar pronto para de maneira técnica e ao mesmo tempo simples passar informações que facilitem a vida das pessoas. Em uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com