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O Plano de Gerenciamento de Configuração

Por:   •  30/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

Furious Box

Plano de Gerenciamento de Configuração

Versão 1.0.0

Histórico da Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

27/08/19

1.0.0

Análise das funcionalidades implementadas no Arduino.

Pedro Henrique / Odetino

03/09/19

1.0.0

Teste do sensor Ultrassônico

Pedro Henrique / Odetino

10/09/19

1.0.0

Implementação da programação com os retornos capturados pelo sensor Ultrassônico.

Pedro Henrique / Odetino

17/09/19

1.0.0

Ajustar potência dos motores de acordo com cada retorno enviado pelos sensores (Infravermelho ou Ultrassônico)

Pedro Henrique / Odetino


Índice Analítico

1.        Introdução        3

1.1        Finalidade        3

1.2        Escopo        3

1.3        Definições, Acrônimos e Abreviações        3

1.4        Referências        3

1.5        Visão Geral        3

2.        Gerenciamento de Configuração de Software        3

2.1        Organização, Responsabilidades e Interfaces        3

2.2        Ferramentas, Ambiente e Infra-estrutura        3

3.        O Programa de Gerenciamento de Configuração        3

3.1        Identificação da Configuração        3

3.1.1        Métodos de Identificação        3

3.1.2        Baselines do Projeto        3

3.2        Controle de Configuração e Mudança        3

3.2.1        Processamento e Aprovação de Solicitações de Mudança        3

3.2.2        Comitê de Controle de Mudança (CCB)        3

3.3        Estimativa do Status de Configuração        3

3.3.1        Processo de Armazenamento de Mídia e Liberação do Projeto        3

3.3.2        Relatórios e Auditorias        3

4.        Marcos        3

5.        Treinamento e Recursos        3

6.        Controle de Software de Subcontratados e Fornecedores        3


Plano de Gerenciamento de Configuração

  1. Introdução

Este documento possui como finalidade expor o projeto do Furious Box, um robô lutador de sumô que possui como atividade principal identificar o oponente e empurrá-lo para fora do ringue. O projeto conta com diversos componentes que atribuem novas funcionalidades no robô, dando-lhe a oportunidade de identificar de forma precisa o oponente e aplicar uma resposta a esse retorno.

Diversos tópicos tornam este documento detalhado e descritivo sobre todo o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto, sendo possível o acompanhamento das atualizações acerca do projeto.

  1. Finalidade

Possui a finalidade de manter o controle acerca das atualizações do projeto, bem como em quais pontos ocorreram modificações.

  1. Escopo

Identificação da linha

A identificação da linha pelo robô é fundamental para o funcionamento do projeto, já que a partir da leitura da linha, será possível delimitar o espaço de deslocamento do protótipo e projetar movimentos a partir do retorno dos sensores.

Delay

O delay de funcionamento do sistema consiste em ligar o circuito e o robô permanecer em posição estática por um determinado tempo, dentro da competição, é uma forma dos robôs se “cumprimentarem”; o delay atual do projeto é de 5s e o Furious Box cumpre com este tempo estabelecido.

Identificação do Oponente

A identificação do oponente é realizada por meio do sensor ultrassônico, que lê o ambiente por meio de ondas eletromagnéticas e retorna se há algum obstáculo a frente ou próximo ao sensor. Atualmente o Furious Box não consegue interpretar os retornos do sensor ultrassônico, não sendo possível a movimentação ou interpretação do robô por este sensor.

Rotação e Movimentação

Durante o combate, o giro máximo permitido é de 180º, seguido por deslocamentos menores para movimentar o robô para frente ou trás. Atualmente a movimentação do Furious Box não conta com este cálculo de giro máximo, resultando em um giro desenfreado até que se tenha um retorno do sensor infravermelho.

  1. Definições, Acrônimos e Abreviações

No desenvolvimento do Furious Box foram utilizados alguns componentes eletrônicos, bem como uma plataforma para a programação dos comandos.

Definido os componentes, têm-se o Arduino que é uma placa com microcontrolador que possui circuitos de entrada e saída e também a IDE de desenvolvimento que é o ambiente de desenvolvimento integral que possibilita a programação dos comandos para o Arduino. Para ligar os componentes eletrônicos foram utilizados jumpers, que são fios que realizam as conexões do circuito, ligando o Arduino aos sensores infravermelhos e ultrassónico. Ambos os sensores possuem funções de leitura do ambiente e identificam a presença de luz e objetos a frente, respectivamente.

...

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