TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito no Cotidiano

Por:   •  7/11/2018  •  Dissertação  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Nunca se falou tanto em preconceito como hoje em dia. Mas você sabe o que é preconceito? Você tem preconceito? Você vê as diversas formas de preconceito no seu dia a dia?

O preconceito é a ação e o efeito de formar um julgamento sem razão objetiva e de forma antecipada. Trata-se de uma opinião que é dada sobre algo ou alguém sem fundamento ou análise crítica, o que acontece quando se conhece mal ou não se conhece de todo essa coisa, essa pessoa. E ao criar esse falso conceito muitas vezes maltratamos, excluímos o próximo sem pensar nas consequências daquele ato. E esse jeito de pensar, pode se tornar também, uma forma de discriminação. A discriminação é fruto desse preconceito, é a concretização dessa forma de pensamento.

No nosso cotidiano, nos deparamos, sofremos, ou até mesmo praticamos diversas formas de preconceitos, como por exemplo: preconceitos contra idosos, preconceitos contra pessoas com deficiência física, preconceitos contra pessoas com a cor de pele diferente da nossa, preconceitos contra mulheres, preconceitos contra etnias diferentes, preconceitos contra homossexuais, preconceitos contra religião, preconceitos contra classe social, preconceitos contra pessoas que sofrem com transtornos psíquicos, preconceitos linguísticos e vários outros.

O preconceito é uma herança negativa dos primórdios da humanidade, que está enraizada na nossa sociedade. O preconceito está imerso na nossa cultura, nos diversos grupos sociais que vivemos e como não podemos ser alheios a isso, corremos o risco de ter alguns preconceitos enraizados também em nós, desde a nossa origem, e acabamos praticando esses atos, sem mesmo perceber.

No Brasil existe algumas leis para tentar controlar diversas formas de preconceito. Mas, isso não funcionará isoladamente. Para que isso ocorra, é necessário uma mudança histórica, uma mudança na sociedade, é necessário conscientizar a população. E como poderemos fazer isso? Começando com uma mudança em nós mesmos. Precisamos colocar em xeque nossos atos, os nossos pensamentos; precisamos conscientizar aquelas pessoas próximas de nós que não tem conhecimento sobre o assunto; precisamos nos questionar e questionar o próximo. Não podemos ser apáticos ou indiferentes ao presenciar qualquer forma de preconceito. Essa mudança não acontecerá de um dia para o outro, mas para que ela ocorra, precisamos agir. Hoje, agora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com