TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Professor E Sua Prática

Artigos Científicos: O Professor E Sua Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 3

O Professor e sua Prática - Do Planejamento às estratégias Pedagógicas

A escola é um ambiente muito variado, onde as práticas pedagógicas variam de acordo com o professor que esta a inserindo. No trabalho docente, o educador faz vários tipos de atividades para que o aluno consiga absorver o ensino que esta sendo trabalhado. Conteúdos, objetivos, avaliação, entre outros, são alguns aspectos para que o professor consiga planejar suas aulas, pois é na sala de aula que o professor consegue por em prática o conteúdo que ele planejou. É nesse âmbito que os métodos utilizados tornam-se visíveis podendo caracterizar sua atuação enquanto docente.

Assim, é possível definir algumas situações que envolvam o planejamento na escola. Dentre essas situações, algumas se destacam como o professor que planeja e segue estes planejamentos rigidamente, utilizando o planejamento de forma determinada na ação docente; e o professor que deixa tudo para a ultima hora, e resolve improvisar na ação docente e acabam não dando o conteúdo que era preciso.

Menegolla e Sant’ Anna apresentam alguns pontos que mostram a importância do planejamento para a ação docente em sala de aula. Os autores chamam a atenção para a importância do planejamento ao destacar:

“- (o planejamento) ajuda o professor a definir os objetivos que atendam os reais interesses dos alunos;

- possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para seus alunos;

- facilita a organização dos conteúdos de forma lógica, obedecendo a estrutura da disciplina;

- ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos, para desencadear um ensino mais eficaz, orientando o professor no como e com que deve agir;

- ajuda o professor a agir com mais segurança na sala de aula;

- o professor evita a improvisação, a repetição e a rotina no ensino;

- facilita uma maior integração com mais diversas experiências de aprendizagem;

- facilita a integração e a continuidade do ensino;

- ajuda a ter uma visão global de toda ação docente e discente;

- ajuda o professor e os alunos a tomarem decisões de forma cooperativa e participativa.” (2001, p.66)

Dessa maneira, o planejamento é a forma mais eficaz dentro de uma sala, é a forma de como o professor vai dar aula com segurança sobre o assunto que será abordado e discutido. O favorecimento de um comportamento dialogal baseado na construção de conceitos, coletivamente, e o respeito a diferença dos alunos, seriam fatores contribuintes para a modificação existente entre as práticas. Todas essas opções que o professor faz conscientes ou não, sustentam sua forma de ação pedagógica. Com isso, podemos dizer que, também através de sua estratégia envolvendo métodos e técnicas de ensino, podemos ter maior entendimento dessas opções.

Deste modo, é necessário o estudo das estratégias de ensino como componentes do planejamento, se considerarmos que o método que o professor utiliza, auxilia na sua caracterização enquanto docente e que sua concepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com