TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Estágio

Por:   •  27/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.342 Palavras (14 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Kévini Rafael Stein, Priscila Huhsan, Suéle Haupenthal e Viviane Rodigues Medeiros.

CURSO (TURMA) Curso de licenciatura em Pedagogia (FLC1478) Estágio Curricular Obrigatório II-Anos iniciais

TUTOR EXTERNO: Nome do Orientador Vanessa da Silva Almeida

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: Alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância

CIDADE  PORTO ALEGRE

ANO/SEMESTRE 2021/6º


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        7

APÊNDICES        8

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração:  Metodologias de ensino

Programa de Extensão: Metodologia e Estratégia De Ensino E de Aprendizagem

Projeto de Extensão: Alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância

Produto Virtual:  E-book

Tema:  Conhecendo as letras e seus sons

A área de concentração utilizada foi à metodologia de ensino por se tratar do estágio II, o tema deste trabalho será, conhecendo as letras e seus sons visando falar sobre essa etapa tão importante que ocorre nos anos iniciais, nosso projeto de extensão será a alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância, ao longo do desenvolvimento deste projeto iremos mostrar os benefícios e dificuldades encontradas na alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância.

Brevemente o projeto de estágio busca possibilitar informações para trabalhar com as crianças sobre as letras e seus sons. Vamos apresentar também a maneira que o atendimento educacional tem sido trabalhado para melhorar o ensino dos alunos em tempos de ensino a distância.

Sendo assim, foi realizada uma pesquisa descritiva e bibliográfica desse assunto que envolve não somente a criança no meio escolar, mas também a gestão da mesma, familiares, sociedade e professores.

1.2 OBJETIVOS

  • Estudar sobre a história da escrita
  • Conhecer as letras e seus sons
  • Compreender aspectos do nosso sistema de escrita, o alfabeto;
  • Estudar sobre a leitura, estratégias e motivações;

●         conhecer o papel/lugar da gramática;

  • Discutir sobre a avaliação referente à escrita.
  • Estudar os métodos de alfabetização
  • Buscar novos conhecimentos sobre a educação dos anos iniciais em tempos de ensino a distância; incluir o letramento e alfabetização na metodologia das aulas de ensino a distância.

 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Macedo (2007, p.09) quando destaca "[...] a importância da dimensão lúdica nos processos de aprendizagem escolar como uma das condições para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e, quem sabe, para uma recuperação do sentido original da escola.”

Conforme considera Ramos (2002, p. 6), “nem tão largada que dispense o educador, dando margem às práticas educativas espontaneístas que sacralizam o ato de brincar, nem tão dirigida que deixa de serem brincadeiras.”, já que a intencionalidade do educador pode, por exemplo, estar na organização do espaço.

É importante neste momento de pandemia que o professor tenha desenvoltura para aplicação de seus trabalhos pedagógicos, para que seus alunos não sejam prejudicados.

Sabe-se que dentro da escola infante é imprescindível a prática do lúdico, pois Almeida (2009) afirma que a atividade lúdica envolve principalmente o entretenimento, onde não importa somente o resultado, mas o divertimento, prazer e interação dos participantes.

Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar se da escrita.(Ferreiro,1999,p.23)

Letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever, apresenta aspectos sócio histórico, práticas psicossociais, e exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive. (SOARES, 2000; TFOUNI, 1988)        

“Ler começa por uma intenção por parte do leitor: a busca por uma informação, um momento de lazer, de prazer etc. Uma vez reconhecidas e identificadas as letras, é atribuído o sentido”. (SCLIAR-CABRAL, 2003, p. 80, grifos nossos)

Dessa feita, a leitura na escola deveria ser encarada como uma via dupla: de um lado, a escola com seus propósitos didáticos – “ensinar certos conteúdos constitutivos da prática social da leitura, com o objetivo de que o aluno possa reutilizá-los no futuro, em situações não didáticas” (LERNER, 2002, p. 80) – e, na outra via o aluno, sendo ‘atendido’ nas suas necessidades atuais, de acordo com situações comunicativas do seu contexto de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (319.3 Kb)   docx (183.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com