TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Meio Ambiente: Em busca de uma Crisópolis mais verde, mais limpa e sustentável

Por:   •  23/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto de Meio Ambiente: Em busca de uma Crisópolis mais verde, mais limpa e sustentável

[pic 1]

O futuro da natureza depende do que você faz agora. Ajude a cuidar de nossas árvores, dos nossos animais, das nossas flores, principalmente dos nossos rios, mares e lagos, eles são a preservação da vida na terra. Faça sua parte!

                                                                               Autor: Júlia Kranz Kniest

  1. JUSTIFICATIVA

Este projeto fundamenta-se na preocupação com o nosso planeta e com o nosso lugar de vivência e de como os problemas gerados pela intervenção desordenada do homem sobre o meio ambiente tem impacto de forma negativa na qualidade de vida dos seres humanos e com o futuro da vida no planeta. Nessa perspectiva se faz necessário que haja uma conscientização da sociedade a fim de mudar hábitos antigos que acabaram por provocar a destruição, degradação e desvalorização do planeta.

A escola tem a função social de conscientizar os estudantes e familiares sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Portanto, é preciso trabalhar nas escolas estratégias ao qual se possa desenvolver novas formas de como tornar melhor a vida dos habitantes do planeta, conscientizando os alunos sobre o cuidando com o lugar em que vivem, de forma que se torne um espaço adequado para o bem estar de todos e incluir nas aulas práticas educativas sobre à necessidade de mudanças de comportamento para se preservar a natureza.

O Projeto: Em busca de uma Crisópolis mais verde, mais limpa e sustentável surgiu da necessidade de se realizar um evento nas comunidades escolares que promova uma ação educativa que venha institucionalizar a Educação Ambiental (E A) no Município de Crisópolis-BA. Partindo do entendimento de que as escolas precisam trabalhar a teoria, mas compreender que é na prática que ela se confirma; “uma vez que o exercício prático fornece os indicadores de acertos e erros, apontando onde pode melhorar, ou onde não se deve investir”. Nesse entendimento, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura teve a iniciativa de elaborar este projeto para que junto as Unidades Escolares venham inserir uma proposta de Educação Ambiental desenvolvida no mês de junho.

Concluindo, esse projeto é um trabalho persistente que envolve todos os personagens que fazem parte do cenário escolar. O maior desejo da Secretaria de Educação e Cultura é que esse trabalho seja Rotina nas unidades escolares da rede, e que a conscientização sobre a preservação do meio ambiente envolva não apenas a comunidade escolar, mas toda a população crisopolense, transformando uma Crisópolis mais verde, mais limpa e sustentável.  

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Promover a conscientização e conhecimento da comunidade escolar acerca dos temas que envolvam o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação, manutenção e práticas de desenvolvimento sustentável no Município.

  1. Objetivos Específicos:

• Sensibilizar a comunidade escolar sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações no lugar onde moram;

• Conscientizar sobre a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;

• Despertar nas crianças de forma lúdica valores e ideias sobre a preservação do meio ambiente e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;

• Incorporar na rotina diária o respeito e o cuidado para com o meio ambiente.

• Estimular a mudança na prática de atitudes, bem como a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, preservação e organização do espaço.

  1. METODOLOGIA

As estratégias de implementação da Educação Ambiental devem ser inseridas desde cedo no cotidiano dos alunos, fazendo parte de suas vidas. Portanto, é de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos, na medida em que precisamos dos recursos naturais sempre puros.  A conscientização quanto a essa preservação deve ser iniciada desde cedo, pois é importante que as crianças ainda bem pequenas entendam a importância da natureza e do cuidado com o meio ambiente, crescendo com essa ideia bem formada.

O projeto será desenvolvido em todas as etapas e modalidades de ensino da Rede Municipal de Ensino com atividades e ações próprias para cada clientela. Desenvolveremos as atividades de forma lúdica e interdisciplinar priorizando todos os eixos temáticos ao decorrer do projeto.

3.1. Institucional

        

As escolas deverão organizar sequencias didáticas que proporcionem aos estudantes a manter o cuidado com o meio ambiente. Na perspectiva de estimular a conscientização dos alunos a manter o espaço escolar limpo e organizado. Desse modo, deverá ser providenciado lembretes, cartazes, ilustrações, poesias, frases de incentivo ao tema proposto, a ser colocado em todos os ambientes da escola. Para esta ação, a direção e/ou coordenação pedagógica poderão buscar ajuda dos professores e/ou alunos.

A escola precisa promover a semana de Conscientização da preservação do meio ambiente, entre todos os membros da comunidade escolar, para tanto, deverá realizar as seguintes ações:

• Organizar as crianças em roda de forma que todas possam se olhar e interagir. Conversar sobre a Preservação do meio ambiente, e questionálos sobre o que devem fazer;

• Não jogar no lixo o que pode ser reaproveitado. As latas de refrigerante usadas, por exemplos podem voltar para a fábrica, para virar latas novas.

• Não poluir o ar, porque faz mal para a saúde das pessoas. Os carros, caminhões e ônibus poluem muito.

• Não desperdiçar água, porque um dia pode faltar.

 • Não jogar lixo nas ruas nem nos rios.

• Falar sobre reciclagem, e da extrema importância do reciclar o óleo de cozinha, pois a capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos. A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com