TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Reciclagem Casca de Coco Verde

Por:   •  18/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.838 Palavras (20 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]


IDENTIFICAÇÃO

Empresa

– Natural Fibras

Produtos :

– Reciclagem do lixo “Casca de Coco Verde”(MDL),  Fibras e Substrato obtidos a partir da casca do coco verde, industrializável.

Proponentes :

Endereço:

  1. NEGÓCIO

Implantação de uma empresa de reciclagem da Casca de Coco Verde padrão MDL(Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), produção e comercialização de derivados da casca de coco verde, tais como fibra e pó além da confecção de produtos artesanais e industrializados, sendo promotora da inclusão social e proteção ao Meio Ambiente, através de parcerias junto às comunidades  dos Município de São José dos Campos(como área de tecnologia) Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

  1. VISÃO

Ser referência no mercado nacional de derivados da casca de coco verde e reconhecida como experiência de inclusão social de sucesso atuando como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

  1. MISSÂO

Produzir e comercializar derivados da casca de coco verde com qualidade, contribuindo neste processo altamente sustentável com a inclusão social de comunidades dos Municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela com a melhoria das condições ambientais dos Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

  1. OBJETIVOS

  • Inserir processo MDL, produzir e comercializar derivados da casca de coco verde com qualidade reconhecida pelo mercado e alto nível de Sustentabilidade.
  • Desenvolver materiais industrializados com alto nível de tecnologia porém ecologicamente corretos.

 

  • Promover a inclusão social através de parcerias com as cooperativas existentes nas comunidades envolvidas no processo produtivo e no entorno do empreendimento.

  • Promover e incentivar o desenvolvimento de novos materiais ecologicamente correto a partir da casca de coco verde.

  • Promover e incentivar o consumo da água de coco nos Municípios parceiros formando micro empreendedores, dando sustentabilidade ao negócio.
  • Promover impactos positivos no meio ambiente urbano dos Municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela com a coleta de cascas de coco(MDL- Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e seu beneficiamento.

ÁREA DE ATUAÇÃO

 A área de atuação da empresa será a Reciclagem do lixo gerado a partir do consumo da água de coco, obtendo assim, a partir da casca do coco verde, as fibras naturais e o  substrato(pó). Tendo estes produtos como matéria prima, também produziremos e industrializaremos produtos com maior valor agregado.

Todo este processo MDL será 100% natural contribuindo assim com o Meio Ambiente, pois estaremos evitando que seja enviado aos aterros sanitários um volume considerável de lixo orgânico cuja decomposição natural demanda no mínimo 20 anos.

GRAU DE INOVAÇÃO DO PRODUTO

A obtenção da fibra e substrato a partir da casca do coco verde não é um processo inovador, porém em nossa região não existe nenhuma empresa atuando no segmento. Por outro lado o problema causado pelo grande volume de lixo gerado pelo consumo crescente da água do coco, preocupa todas as prefeituras.

Inicialmente, os produtos a serem comercializados serão as próprias fibras e o substrato.

No primeiro nível de industrialização estão os vasos e placas substituindo o xaxim além de mantas de contenção e tapetes.

No segundo nível de industrialização está o desenvolvimento de materiais para substituir mantas termo-acústicas derivadas de petróleo usadas nas industrias automotivas e aviação.

Outras aplicações envolvendo processos e tecnologias mais complexos estão descritas abaixo.

PARCERIAS

- EMBRAPA

- SEBRAE

- UNIVAP

- ETEP/FACULDADES

- Prefeitura de São José dos Campos.

- Prefeitura de Caraguatatuba.

- Prefeitura de Ubatuba.

- Prefeitura de São Sebastião.

- Prefeitura de Ilha Bela.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DOS PRODUTOS

Por ser um produto já desenvolvido, estamos nos apoiando nas informações largamente pesquisadas e difundidas gratuitamente por órgãos com o Embrapa e Unicamp para implantação, posteriormente, para desenvolvimento de produtos com maior nível de industrialização das Universidades parceiras.

PRODUTOS

1º nível - Reciclagem.

  • Substrato Agrícola peneirado
  • Substrato agrícola c/ fibras
  • Fibra bruta

2º nível - Industrialização.

  • Vasos nos formatos circular, trapezoidal, quadrado e tamanhos P, M e G
  • Bastões pequenos e grandes com seções circulares e quadradas.
  • Placas pequenas, médias e grandes.

3º nível – Desenvolvimento de Materiais.

  • Mantas de fibra de coco composta, para isolamento termo-acústico e anti-chama,  desenvolvidas para Industria Aeronáutica e automobilística.

DESCRIÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

1. Coleta de Matéria prima

Estabelecer a sistemática diária de coleta nos pontos de geração de casca de coco verde(Coleta Seletiva) de maneira que esta não demore mais de 24 h da extração da água até o processamento. Esse procedimento visa elevar a qualidade dos produtos finais (pó e fibra), pois a desidratação da casca prejudica as etapas seguintes do processamento. Nesta etapa, as Prefeituras parceiras deverão  realizar a coleta da casca de coco verde nos pontos de coleta já existentes na cidade junto aos pontos comerciais, quiosques e às barracas das Praias visando ampliar a captação de casca de coco verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (396.9 Kb)   docx (88.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com