TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Prática

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Psicologia da educação -1 semestre de 2021

Profa. Renata Andréa Fernandes Fantacini

                                                         

                                                                   Raule Áquila Tavares assunção

                                                                      8084391

Projeto de Prática individual:
A Zona de Desenvolvimento Proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica

[pic 2]

Blumenau, 08/06/21

                   

                                               A Zona de Desenvolvimento Proximal:

                                    Um conceito fundamental para a prática pedagógica

 No começo do século XX, o psicólogo Lev Vygotsky criou o conceito de zona de conhecimento, ele acreditava que existiam 2 tipos de conceitos, os pseudoconceitos e os conceitos verdadeiros. Os pseudoconceitos são os que criamos a partir daquilo que podemos perceber com nossa observação, assim sendo não cientifico; já os conceitos verdadeiros são aqueles que conseguimos descobri com a ajuda de um mediador, conceitos mais concretos e objetivos.

   Vygotsky acreditava que o papel da escola e do mediador eram fazer com que a criança deixasse de raciocinar com esses pseudoconceitos, não necessariamente verdadeiros, e passasse a utilizar conceitos científicos, saindo da zona de desenvolvimento real, zona de seus próprios conhecimentos, a partir do aprendizado com outra pessoa entrando na zona de desenvolvimentos proximal, zona de aprendizagens que ainda estão emergindo e precisam da ajuda de alguém mais experiente. Tendo trabalhado o conceito, irei contar minha experiência para então vermos onde esse conceito se aplica.

    A partir do momento em que eu comecei a frequentar a casa do meu melhor amigo de ensino médio, uma cena sempre me chamou a atenção, sua irmã de 8 anos e sua desenvoltura ao resolver problemas abstratos de forma lógica sem nem uma dificuldade, os termos que usa, coisas que conhece e todas parecidas com seus irmãos, o que não é comum para alguém que deveria estar no estágio operacional concreto. No início pensei ser um dos fenômenos biológicos como genialidade, mas ao fazer análises observacionais percebi que tinha um motivo para aquela maturidade incomum e se tratava de um fenômeno social. A menina é a caçula de quatro irmãos, o primeiro tem 25, meu amigo de 20, o terceiro 18 e ela de 8 anos apenas, notam a disparidade das idades? Assim percebi que essa diferença de idade foi o que a fez crescer intelectualmente de forma precoce, pois seus irmãos tendo uma idade mais aproximada tendem a ter uma socialização mais concretizada entre si e sua tendência é ficar mais excluída pela falta de conhecimento de certos assuntos e eventos. Nesse caso, ela procurou aprender sobre tudo o que falavam e faziam para que fosse possível ser mais presente no grupo social de seus irmãos, entrando na zona de desenvolvimento proximal no qual os próprios foram mediadores na captação de novos conhecimentos, pela diferença imensa dos universos, nada que os irmãos lhe ensinaram não era de um perfil inovador, então sua zona de conhecimento real está diariamente sempre sendo atualizada com novidades como: uma segunda língua (inglês), palavras mais rebuscadas para a sua idade, noções de lógica pela necessidade e o excesso de barganha com os irmãos e as correções que seus mediadores fazem com frequência na prosódia. Pude perceber por fim que o ambiente onde havia a maior quantidade de horas de socialização com pessoas de uma idade superior, era onde ela mais tinha sido ensinada, pois comparando com as outras crianças de sua escola de mesma idade, tento como maior fonte socialização seus companheiros de classe, os conhecimentos que são compartilhados de um para o outro não tem um grande grau de exclusividade e unicidade, já que esses acabam aprendendo  as mesmas coisas que são lecionadas por seus professores, fazendo com haja uma grande diferença entre a bagagem de conhecimento da  caçula e as das demais crianças que compartilham da mesma idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (233.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com