TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ISE-IBOVESPA

Projeto de pesquisa: O QUE É ISE-IBOVESPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 12

Os primeiros colonizadores teve a iniciativa na America Latina. O Índice da sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de aplicação compatível coma as demandas e o desenvolvimento sustentável da Sociedade Contemporânea a incentivar a obrigação ética das corporações. Iniciando em 2005, foi originalmente financiado pela Internacional Finance Corpartion (IFC) braço financeiro do Banco Mundial o seu desenvolvimento metodológico é dever do Centro do Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação de Getulio Vargas (FGV – E A E S.P). O ISE é um utensílio para analise corporativa das empresas listada BM & BOVESPA sob o ponto de vista da sustentabilidade corporativa, quando a eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Que ampliando o acordo sobre empresas e grupos comprometidas com a sustentabilidade. Tem o nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável onde a transparência e prestação de contas , natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeiro, social, ambiental e de mudanças climáticas. No Brasil já teve início é há expectativa que ela cresça e consolide rapidamente. Atentas a isso, BM $ IBOVESPA, uniu com varias instituições- APRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGE, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente, decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja referencial (“benchmark”) para investimentos socialmente responsáveis, o ISE- índice – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Essas organizações Forman um Conselho Deliberativo presidido pela BME&Bovespa, que é órgão Maximo de governança do ISE e tem como missão um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. E também o Conselho passou a contar também com PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo pela gestão técnica do índice.

1.1.2 O QUE É ISE-IBOVESPA

ISE- Índice Bovespa, é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É formado pelas ações com maior volume negociadas nos últimos meses. O valores atuais é representado a quantia em moeda corrente, de uma carteira de estratégia de ações, organizado em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética. Na Bovespa os investidores podem negociar ações de cerca de 500 empresas diferentes . Para se ter um indicador que represente com lealdade e eficiente o comportamento do mercado foi criado o Ibovespa. Essas formações de uma suposta carteira de investimento que ao final de 2008, é formado de 66 ações reproduzindo a movimentação dos principais papeis negociados na Bovespa. São representados os não só o comportamento médio dos preços mas também o perfil das negociações do mercado a vista- observadas no pregões.

As ações representam 80% do volume das transações nos doze meses anteriores á formação da carteira. Da mesma forma o critério adicional, exige –se que ação apresente no mínimo, 80% de presença do pregões do período.Portanto, o corte é a liquidez do papel.Para que sua representatividade se mantenha ao longo do período, a composição da carteira é reavaliada a cada quatro meses. Ela é feita com base nos últimos doze meses onde são verificados na alteração e na participação de cada ação. É calculado o índice em tempo real e examinar instantaneamente os preços de todos os negócios executado no mercados vista coma ações nas composições de sua carteira (lote padrão) e é divulgado pela Bovespa.

1.1.3 A EMPRESA GANHA ALGO EM INTEGRAR ESSE TIPO DE INDICE

Um importante fator para despertar o interesse de investidores nas ações de empresas que possuem políticas claras de respeito à responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços. As empresas que interessam em adotar devem responder um questionário. O Índice constituem ferramenta para analise análise comparativa da performance das empresas listadas na BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e governança corporativa. O índice é uma ferramenta importante para ampliar o entendimento sobre empresas e grupos empresariais comprometidas com sustentabilidade empresarial, diferenciando-o em termos e de qualidade, nível e compromisso,transparência, desempenho, dentre outros fatores relevantes para investidores com preocupações éticas.

1.1.3 QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM ATALMENTE O ISE-BOVESPA

Um estudo do Banco Mundial colocou o BOVESPA na 23º posição em termos de quantidades de empresas de capital aberto, contabilizando 353 companhias listadas ao final de 2012. Nessa métrica, a bolsa brasileira esta muito mais parecida com os mercados de Mongólia e Vietnã do que a Índia e Estados Unidos campões e listagem. Alem disso em termos porcentuais a bolsa brasileira é a segunda que mais perdeu empresas listadas entre 2008 a 2012, através de OPAs (Ofertas Publicas de Aquisição), vendo a quantidade encolher de 432 para 352 de 2008 a 2012 a queda de 18,3%.” Executando os Estados Unidos, que foi derrocada financeira global que teve o inicio em março de 207, o Brasil foi o país que mais registrou o maior encolhimento em termos de número de empresas listadas em bolsa”, afirma Rodolfo Zobisky, CEO (Cheef Executive Officer) atitude de idealizador do movimento, PAC ( Programas de Aceleração de Crescimento para Pequenas e Médias Empresas).

2.2 LEI RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei complementar nº 101, é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado á capacidade de arrecadação de tributos desse entre políticos. Tal medida foi justificada pelo costume, na política braceleira de gestores promoverem obras de grande porte no final dos seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos. A lei obriga que as finanças sejam representadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União do Estado e Municípios). Tais órgãos podem aprovar ou não.Em caso das contas ou não. Em caso de contas serem rejeitadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com