TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que e Gestão?

Por:   •  30/11/2020  •  Artigo  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É GESTÃO?

A pesquisa do trabalho mostrou que o termo gestão pode ser definido como o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos (ABNT NBR ISO 9000, 2015). Ou seja, elementos que estabelecem uma relacao mutua entre duas ou mais coisas a fim de chegar a um objetivo. Isso faz com que seja possivel criar canais de participacao (ALVES, 2019).

Gestão também pode ser definida como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar um grupo de pessoas e instalações com responsabilidade, autoridade e relações definidas (SILVA, 2019). Sabe-se que gestão é um conjunto de atividades interligadas e, por isso, os autores sugerem que deve estar presente em todos os processos organizacionais, agir mutuamente no planejamento, implantação medição, monitoramento, avaliação e aprimoramento desses processos.

Outra forma de interpretar gestão é a atividade que une e expande o planejamento, a organização e promove a avaliação dos dados obtidos, visando o desenvolvimento e crescimento da organização (MUNIZ 2020). Por outro lado, no ambiente organizacional, gestão pode ser definido como “a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexo (MARTINS, 2020; DE ARAUJO, 2020).

O estudo de Torres (2011) diz que a gestão seria a condução de processos de trabalho para que estes realizem suas finalidades e atinjam objetivos determinados. Desta forma, a organização das instituições que seguem estruturas estabelecidas por organogramas clássicos e estruturas hierarquizadas verticalmente, com fragmentação das responsabilidades, formalização das relações, pautadas na lógica de autoridade legal, tende a produzir certo grau de “alienação” profissional e desresponsabilização dos sujeitos.

Conclusão

Dessa forma, o estudo mostra que gestão pode ser definida como um ato de administrar e gerir, de forma a alcançar resultados significativos e metas pré-estabelecidas. Sabe-se que uma gestão de qualidade deve ser fundamentada nos diversos conhecimentos que estudam maneiras de realocar os recursos escassos e trazer uma maior eficiência, sabendo-se que é necessário um estudo aprofundado para aplicar aos mais diferentes contextos.

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2015). ABNT NBR ISO 9000 -Sistemas de gestão da qualidade -fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro

HAJI, Rahil Iqbal. Gestão em medicina dentária: importância da liderança e empreendedorismo. 2020. Tese de Doutorado.

MUNIZ, Suélenn Braga; PEREIRA, Tatiane Pietrobelli. IMPACTOS DAS PERDAS ESTIMADAS EM CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA EM UMA OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE. Revista Eletrônica do Curso de Ciências Contábeis, v. 9, n. 1, p. 381-411, 2020.

ALVES, Andréia Vicência Vitor; DOS SANTOS, Jonata Cristina. Mecanismos da gestão democrática da escola expressos nas normas educacionais brasileiras. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, 2019.

SILVA, Julianderson Bandeira da. Eficiência alocativa: gestão e economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com