TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é A Pedagogia E Quem é O Pedagogo?

Trabalho Escolar: O Que é A Pedagogia E Quem é O Pedagogo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO? 4

2.1 O que é a pedagogia 4

2.2 Quem e o que é o pedagogo? 5

3 REFERÊNCIA 6

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da Pedagogia e do pedagogo para o processo educativo na escola e em outras áreas de sua atuação, considerando a pedagogia não só como corpo de conhecimentos sistematizados sobre a educação e como curso de formação de profissionais da educação.

2 O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?

Para LIBÂNEO (2001), a ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, é a de que Pedagogia é ensino, ou melhor, o modo de ensinar. Uma pessoa estuda Pedagogia para ensinar crianças. O pedagógico seria o metodológico, o modo de fazer, o modo de ensinar a matéria. Trabalho pedagógico seria o trabalho de ensinar, de modo que o termo pedagogia estaria associado exclusivamente a ensino.

Há, de fato, uma tradição na história da formação de professores no Brasil segundo a qual pedagogo é alguém que ensina algo. Essa tradição teria se firmado no início da década de 30, com a influência tácita dos chamados “pioneiros da educação nova”, tomando o entendimento de que o curso de Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças (inclusive porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego “paidós”, que significa criança). Ora, ensino se dirige a crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinador de crianças, é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa ideia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores. Aliás, a aceitar esse raciocínio, não sabemos por que os cursos de licenciatura também não receberam a denominação de cursos de Pedagogia.

2.1 O QUE É A PEDAGOGIA

É preciso considerar que o curso de pedagogia sofreu modificações ao longo do tempo e, consequentemente, também o conceito do que é Pedagogia se alterou.

Assim, instituído no Brasil em 1939 pelo Decreto-Lei 1.190, o curso de pedagogia formava pedagogos com um caráter generalista, isto é, sem a especificação de diferentes habilitações. A partir do Parecer CFE 252, de 1969, foram instituídas as habilitações pedagógicas. Assim, o Curso de Pedagogia passou a formar não o pedagogo em geral, mas o Administrador Escolar, o Inspetor de Ensino, o Orientador Educacional, o Supervisor Pedagógico e o Professor das disciplinas pedagógicas dos Cursos Normais que, a partir de 1971, passaram a ser chamados de Cursos de Magistério.

Atualmente, apesar da diversidade de concepções sobre a formação e sobre as práticas educativas que configuraram a formação em Pedagogia, a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com