TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Administração De Materias.

Dissertações: O Que é Administração De Materias.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1 – Passo 1

Administração de Materiais

A administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização ou seja planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Objetivos Principais Destacados:

• Preços baixos; Alto giro de estoques; Baixo custo de aquisição e posses; Continuidade de suprimento; Consistência de qualidade; Pouca despesa com pessoal; Relações favoráveis com os fornecedores; Aperfeiçoamento do pessoal; Bons registros.

A administração de material é a parte da administração geral que trata da área especificados materiais. Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial , que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento,transporte e manutenção.

Critérios de classificação de materiais:

Utilização podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

Quanto ao valor econômico, os materiais podem serclassificados segundo diversos aspectos, tais como facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego, etc.

Quanto ao valor estratégico, pode ser classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais

Ciclo dos Materiais

Este programa visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo de recursos, paralisação da empresa pela falta do referido material, além da eliminação de estoques mortos e sucatas excessivas ao fim da vida útil do material.

Deve-se ter especial atenção ao processo de procura e obtenção dos materiais. Atualmente com a tendência de globalização da economia as fontes fornecedoras multiplicaram-se em número, fazendo com que as equipes encarregadas destas atividades tenham uma crescente complexidade no seu trabalho.

O transporte faz parte das preocupações básicas do administrador de materiais. Seja ele interno ou externo, um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da organização. Deve-se estar sempre atento às modernas técnicas e equipamentos de transporte, além da evolução das relações comerciais com aquelas empresas prestadoras de serviço nesta área, que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.

A armazenagem de materiais também é uma preocupação constante do administrador.Deve-se também estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

A administração de estoques com eficiência leva à redução de materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com