TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Estudo Dirigido?

Exames: O Que é Estudo Dirigido?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  2.012 Visualizações

Página 1 de 2

O que é estudo dirigido?

Compreende-se por estudo dirigido o fato de que o professor passa de educador a estimulador de raciocínio, podendo assim aplicar questões e exercícios que promovam uma descoberta, incentivando uma atividade intelectual para o aluno, que passa assim a compreender de melhor forma os fatores estudados. O estudo dirigido permite que o aluno compreenda dentro de seu tempo, ou seja, cada pessoa possui um ritmo, uma velocidade de compreensão, sendo assim o estudo dirigido uma forma de respeitar este tempo em que o aluno leva para compreender as circunstâncias aplicadas durante o estudo.

O conceito de estudo dirigido se baseia na orientação cognitiva que visa o entendimento do aluno de forma funcional, podendo ser feito em grupos ou de forma singular, de modo que solucionem os problemas que são impostos, podendo assim obter maior raciocínio e compreensão do que está sendo estudado.

As discussões a respeito do assunto encaram o estudo dirigido como uma forma autodidata de aprendizado, porém, há o contra argumento, de que a aprendizagem autodidata não possui a orientação do professor, que estimula as questões e ferramentas mentais para a solução do problema.

Como fazer o estudo dirigido

É essencial que o professor escreva a definição do que se trata a matéria no quadro para o acompanhamento geral da turma, e a partir de então deve ser consideradas as anotações a respeito do que é explicado, para então poder ser aplicados os exercícios de raciocínio, que podem ser abordados em grupos, duplas ou sozinhos, porém, o ideal é que estas evoluções de raciocínio comecem a ser feitas em grupo, de modo que os alunos percebam novas formas de raciocínio provindas dos colegas.

Dicas de estudo dirigido

É importante que o aluno tenha ferramentas de pesquisa, sejam livros, computadores conectados a internet, anotações ou ainda considerações do professor a respeito do assunto, desta forma, o exercício poderá fluir de forma mais natural. A comunicação entre professor e aluno deve ser aberta, podendo ambos se tornar participativos em questões e considerações, de modo que durante o debate ou durante a explicação o aluno poderá questionar métodos e considerações, para um melhor entendimento.

Promover o debate entre os grupos também desperta novos horizontes de raciocínio, onde por muitas vezes será solicitado o esclarecimento do assunto pelo professor, sendo assim o mesmo deverá acompanhar todo este processo e avaliar seus alunos assim como o desempenho de cada participante do debate. Podem ser feitas fichas de preenchimento para que a turma opine sobre a aula, podendo o professor basear-se nas opiniões dos alunos a respeito de adaptações e modificações na condução das aulas, podendo ainda obter conhecimento sobre as facilidades de compreensão de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com