TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Estágio?

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Estágio?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Estágio?

É um conjunto de atividades desenvolvidas nas empresas, a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. O estágio é a primeira fonte de experiência para os futuros profissionais enfrentarem com sucesso, os desafios do mercado de trabalho.

Quem pode ser Estagiário?

Estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculados e freqüentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de Nível Superior (tecnologia), Educação Superior e Educação Especial. Para cadastrar-se no CIEE, os estudantes precisam apresentar documentos de identidade (RG), CPF e Comprovante de Matrícula.

Como contratar estagiários?

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, de Direito Privado e Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que, desde 1967, vem dando apoio ao estágio supervisionado de estudantes.

O CIEE/PR mantém um cadastro de estudantes, que subsidia as empresas quando procuram a entidade para a seleção e contratação de estagiários.

Como agente de integração, o CIEE/PR operacionaliza e administra programas de estágio, identificando para as instituições de ensino as oportunidades de estágios junto às empresas públicas e privadas.

Vantagens do estágio

Para o estudante, a familiarização com as atividades empresariais, em nível de ensino/ aprendizado prático, quebra o impacto e as dificuldades de adaptação no futuro emprego.

O sistema permite ao estudante definir-se em face da profissão escolhida, perceber eventuais deficiências e aprimorar-se.

Para as empresas, o estágio constitui-se num eficaz sistema de recrutamento e seleção de futuros profissionais, facilitando a descoberta de novos talentos que assegurem a formação de quadros qualificados de recursos humanos. O estágio de estudantes não cria vínculo empregatício, respeitados os procedimentos legais.

Estágio não é emprego

Regulamentado pela Lei nº 11788/08, o estágio não se confunde com emprego. Cabe à empresa contratante pagar ao estagiário uma bolsa-auxílio, sem os encargos adicionais específicos da legislação trabalhista. Sobre a bolsa-auxílio não incidem quaisquer taxas ou descontos, por parte das empresas e sindicatos de classe.

Investimento Seguro

Veja alguns conceitos sobre qualificação e desenvolvimento de recursos humanos nas empresas:

“O mundo inteiro está à procura de talentos e a vantagem competitiva está justamente nas empresas que sabem atrair, selecionar e desenvolver talentos para suas necessidades.”

“Muitas empresas enxergam longe e possibilitam estágios que enriquecem a formação profissional e humana dos estudantes.”

“A formação de um profissional nunca estará completa se ele não for, por algum momento, deslocado para o universo empresarial.”

Com o estágio, o mercado estará recebendo recursos humanos preparados e esclarecidos. No final do processo, a própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com