TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Software?

Por:   •  26/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Software?

        A palavra “software” de acordo com o dicionário de Oxford, em sua primeira definição, significa o “conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico” ou, em sua segunda definição, é “todo programa armazenado em discos ou circuitos integrados de computador, esp. destinado a uso com equipamento audiovisual”

        Com o avanço da tecnologia, os softwares tornaram-se parte do nosso cotidiano: desempenham papel primordial de nossos smartphones, computadores, televisores e até mesmo dos relógios mais modernos. Dessa forma, é possível perceber que existem diversos tipos de softwares. Dentre esses um dos mais importantes é o Software Livre

O que é Software Livre?

Software Livre é todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso. Esse tipo de software disponibiliza para seus usuários e desenvolvedores o livre acesso ao código-fonte para que possam realizar alterações da maneira que desejarem. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.

        Existem programas que suas licenças são proprietárias, é o caso do sistema operacional Windows que é amplamente utilizado, ou dos programas da empresa Adobe, por exemplo o “Adobe Photoshop”, ou seja, para a utilização desses softwares, é necessário a aquisição de licença.

         [pic 1][pic 2]

        O Software Livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman (foto acima) deu início ao Projeto GNU e, posteriormente, à Free Software Foundation (logo atual acima).

As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

        “À medida que nossa sociedade se torna mais dependente de computadores, o software que executamos é de importância crítica para garantir o futuro de uma sociedade livre. Software livre significa ter controle sobre a tecnologia que usamos em nossas casas, escolas e empresas, onde os computadores trabalham para nosso benefício individual e comunitário, não para empresas de software proprietário ou governos que possam tentar nos restringir e monitorizar. A Free Software Foundation usa exclusivamente software livre para realizar seu trabalho.” - trecho retirado da página oficial da Free Software Foundation.

  1. Software livre X Código aberto

        Em 1998, um grupo de personalidades da comunidade e do mercado que gravita em torno do software livre, insatisfeitos com a postura filosófica do movimento existente e acreditando que a condenação do uso de software proprietário é um instrumento que retarda, ao invés de acelerar, a adoção e o apoio ao software livre no ambiente corporativo, criou a Open Source Initiative, que adota o termo Open Source (Código Aberto) para se referir aos softwares livres, e tem uma postura voltada ao pragmatismo visando à adoção do software de código aberto como uma solução viável, com menos viés ideológico que a Free Software Foundation.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com