TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Software Proprietário E O Que é Software Livre?

Casos: O Que é Software Proprietário E O Que é Software Livre?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

A modernidade esta cada dia mais atualizada e a sociedade em geral têm buscado meios de segurança, liberdade e ao mesmo tempo economia.

O Software proprietário veio para atender as expectativas e necessidades daqueles que querem e buscam maior segurança para com de fato terem seus feitos seguros, sem que ninguém possa plagiá-lo, ou seja, copiá-lo. Ele é extremamente de uso do seu proprietário e não se pode adquiri-lo sem uma licença autorizada. Como o próprio nome diz, pertence a alguém. Muitas empresas hoje em dia têm se adequando a esse meio de software, pois se sentem seguras ao comprá-lo ou licenciá-los para seu uso exclusivo, e assim manterem seus dados, produtos e informações em sigilo, sem que terceiros possam vir a efetivar mudanças em seus dados e arquivos, visto que se algo desse tipo acontecer à empresa terá a quem recorrer para repará-la do prejuízo. No que diz respeito a Patentes e direitos autorais este o software proprietário se tornou eficaz. Citemos alguns exemplos deles: Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros. Seu maior ponto positivo é a segurança e a eficácia quanto se trata da necessidade de um suporte técnico, derivado do seu custo beneficio. É seu ponto negativo é que cada vez que ocorrer a necessidade de alguma atualização no software, o proprietário deverá dispor de mais investimento em dinheiro pagando cada vez pela mesma.

O software livre como o próprio nome diz, é de livre acesso aos seus usuários, ou a quem queira vir a utilizá-lo. Seu desempenho e modernização se dão a cada usuário que o acessa, pois podem realizar alterações em seus dados e conteúdos, conforme a suas necessidades. Ele é isento de pagamentos de licenças de uso, diferente do software proprietário. Ele é gerenciado por várias comunidades espalhadas pelo mundo, e as mesmas se comprometem a colaborar com o desenvolvimento, correção e atualização do mesmo. Um exemplo deste software é o nosso ambiente virtual MOODLE, pois é gerenciado e pode ser agregado de conteúdos, conforme a necessidade de cada educador. Citemos outros exemplos do software livre: Linux/Ubuntu (Sistema Operacional); LibreOffice (Pacote de softwares de escritório - equivalente ao Microsoft Office) e Firefox (acesso a internet).Pontos positivos nos softwares livres são sua gratuidade e o fácil acesso a eles, visto que qualquer usuário que o queira poderá utilizá-lo e complementá-lo conforme sua necessidade. Seu ponto negativo é que podem possuir falhas e a segurança pelo mesmo, pois caso alguma desconfiguração ocorrer, não existe a quem recorrer. Mas em todos os casos, este software está presente a cada dia mais no nosso dia a dia, ou seja, nos nossos smartphones, com programas dos bancos para acesso as contas, programas para baixar aplicativos, jogos, vídeos e outros. Eu utilizo muito esses programas, e para minha vida pessoal e profissional tem sido de grande utilidade, como o Firefox, rápido e eficaz, planilhas de custos, financeiras, e outras que através do software livre posso encontrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com