TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é o Planejamento Sob o Foco da Logística

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 13

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília[pic 1]

Campus Gama

Tecnólogo em Logística

 

 

O que é planejamento sob o foco da Logística?

Docente: Gabriel Castelo Branco

Discentes:

Claeylan Paola

Gabriella Batista de Sousa

Nathalia Cristina Rodrigues Soeira

Pedro Henrique Chaves

Gama, 2017

O planejamento logístico é aquele que dá o suporte necessário no processo de diretrizes importantes para tornar a cadeia de suprimentos eficiente e eficaz, ele é traçado desde o centro de distribuição até as estruturas físicas de uma empresa. Segundo Ballou (2006, p.52): “O planejamento busca sempre responder às perguntas sobre o que, quando e como, e se desenvolve em três níveis: estratégico, tático e operacional”.

Bowersox, Closs e Cooper, acrescentam sobre o planejamento logístico que este advém da necessidade de se ter um planejamento dentros das indústrias e/ou atividades empresariais para evitar quaisquer possíveis eventualidades que possam distorcer o fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos. Porém, planejamento não substitui estratégias de  reabastecimento, mas contribui com seu processo cooperativo. As organizações industriais complexas utilizam frequentemente o processo de planejamento de necessidades de materiais para facilitar a interface entre o comprador e fornecedor. Semelhantemente o Just In time tenta gerar benefícios como: minimizar estoque, manter a alta utilização da capacidade industrial e coordenar a entrega com as atividades de compra e manufatura.  

A sua principal função é auxiliar no  desempenho da atividade logística, entregar o produto certo, no lugar certo, sob o menor custo, mantendo a qualidade e satisfazendo o desejo  do cliente ou consumidor final.

É dividido em áreas que tem por finalidade resolver 4 problemas, são elas: metas dos  serviços aos clientes, localização das instalações, decisões sobre estoques e sobre transportes. As metas dos serviços aos clientes é traçada com o objetivo atender as necessidades do cliente e requer uma boa elaboração para que não ocorra prejuízo para a empresa e nem para o próprio cliente. A localização das instalações é determinar o melhor local em que a empresa possa se instalar para suprir todos os níveis da cadeia de suprimentos da melhor forma possível. As decisões sobre estoques deve ser tomada levando em consideração a forma de alocação, reposição e distribuição dos recursos. Já a decisão sobre transportes leva em conta a escolha dos modais, as rotas, a quantidade de cada carga e a programação.

Fatores externos e internos interferem no Planejamento da Logística, então deve-se levá-los em consideração durante esta etapa. Elemento externos que estão fora do controle da empresa, que alteram custos e lucros  como a economia, a sociedade, política, legal e tecnológico. Aspectos internos, inerentes a empresa, como: definições de marketing, aspectos organizacionais, pessoas, condições produtivas e aspectos financeiros.

Quando falamos em definições de marketing, compreendemos como a relação da empresa com o mercado, ou seja, o produto em si, a praça ou o local onde este será distribuído, o preço ao qual ele poderá ser adquirido e a forma ao qual será promovido. Em relação a aspectos organizacionais, diz respeito aos níveis organizacionais que comumente estão presente nas empresas: estratégico, tático e operacional.         

O nível estratégico é o mais alto, no qual presidentes e diretores que devem ter a visão da empresa como um todo para o estabelecimento da missão, visão e valores de tal. O nível tático, também chamado de gerencial ou administrativo tem como responsáveis os gerentes ou administradores, estes devem implementar as estratégias que foram definidas pelo nível estratégico, estabelecer metas, objetivos e a divisão de trabalho. Após ele, o nível operacional, possui supervisores responsáveis por fiscalizar a execução das tarefas, a programação, cronogramas, plano de metas e etc. Sobre esse aspecto é importante destacar que ele é altamente estrutural, um dos mais importante dentre os aspectos, pois este estando bem definido, irá colaborar no bom funcionamento do plano logístico da empresa.
         Ao se tratar de pessoas é possível analisá-las sob duas perspectivas, trabalhadores ou colaboradores, e os clientes de uma determinada empresa. Trabalhadores e/ou colaboradores possuem o seu papel de importância através do desempenho das atividades diária de uma empresa. Os clientes são aqueles que ajudam a melhorar o funcionamento da empresa fazendo elogios, reclamações ou dando sugestões.

Condições produtivas levam em consideração fatores que valorizam ou desvalorizam seu produto. E por fim, os aspectos financeiros, que atuam como indicadores, através deles é possível saber se o que foi traçado está sendo cumprido, se a empresa tem atingido os seus objetivos e se está tendo lucro.

Recursos Logísticos

Claeylan Paola Nascimento Pereira

1- Informação:

Informação é um recurso composto por um conjunto de dados cuja principal função é  transmitir-se nos mais diversos âmbitos, mas para a logística este recurso é imprescindível, pois é aquele que faz o encadeamento de todos os outros recursos. A informação é importante porque a atual tecnologia é capaz de atender as necessidades de pedidos mais exigentes dos clientes, e o processamento de pedidos é de extrema importância para a logística.

Embora estejamos vivendo em plena revolução da informação, ela possui suas  vantagens e desvantagens. Com a informação ao nosso alcance podemos nos comunicar com outras empresas e/ou departamentos, Localizar e rastrear pedidos ou produtos, contabilizar o estoque, comprar ou vender, entrada e saída e minimizar incertezas. Enfim, a informação consegue nos transmitir uma gama de dados em pouquíssimo tempo, o que facilita as operações logísticas, porém, é preciso um grande armazenamento de dados, para abrigar todas as informações a fim de não serem perdidas a chamada Big Data.

Através da informação faz-se mensuração financeira, de níveis de serviços, de produtividade e qualidade. Ela está presente em todos os níveis funcionais, desde o planejamento, passando por análises de decisão, controle, até às transações. Portanto a o recurso da informação é crucial para a cadeia de suprimentos e toda a rede logística, responsável por fazer o encadeamento de todos os outros recursos[a].

BOWERSOX, CLOSS, COOPER, Gestão da cadeia de suprimentos.Rio de janeiro: Elsevier, 2007

Nathalia Cristina Rodrigues Soeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com